TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor Dahlander

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  4.050 Visualizações

Página 1 de 3




INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO EST. DE SÃO PAULO

REGISTRO

TÉCNICO EM MECATRÔNICA

NOME: ANDERSON RICARDO FARIAS
DANIEL
RAPHANY

MOTOR DAHLANDER

Professor: EDSON

Registro

2015


RESUMO

Trabalho de carácter único elaborado por três integrantes do 3º Semestre do curso de Mecatrônica do Instituto Federal de São Paulo – campus Registro, explicando de uma maneira fácil e de rápida compreensão o que vem a ser o Motor Dahlander e suas características, incluindo o arquivo em Word, Power Point e uma Apresentação em sala.









SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO        

2.1.        PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO        

2.2.        APLICAÇÃO        

2.3.        VANTAGEM        

2.4.        DESVANTGEM        

2.5.        CURVA CARACTERÍSTICA        

2.6.        DIAGRAMA DE POTÊNCIA        

3.        CONCLUSÃO        


  1. INTRODUÇÃO





    O motor em estudo é um motor de indução dahlander, um motor trifásico com características especiais. este motor possui duas velocidades de operação e precisa ter suas conexões de estator modificadas para trabalhar em cada velocidade.


  1. desenvolvimento do trabalho

  1.  princípios de funcionamento

    Neste tipo de motor usa-se um sistema conhecido por enrolamento por pólos consequentes e percebe-se que uma velocidade é sempre a metade da outra, os rolamentos são necessários varia-los, para as relações DEFINIDAS, as rotações por minuto, o que nestes motores se é conseguido fazendo a mudança dos numeros de pólos, conseguindo maner assim a mesma tensão e frequência para as duas velocidades.

  1.  aplicação

    o motor trifásico Dahlander pode ser aplicado em talhas, guindastes, guinchos, elevadores, correias transportadoras, maquinas e equipamentos em geral ou outras aplicações que requeiram motores assíncronos de indução trifásicos com duas velocidades, ou seja equipar aparatos que não necessitem de muitas variações de velocidade, e precisem mantê-las constantes.







































  2.  vantagem

    Uma das suas principais vantagens é a de oferecer uma instalação fácil. Seu uso é viável economicamente onde se deseja uma mudança discreta de velocidades (obviamente duas variantes na proporção de 1:2).








  3.  desvantagem

    As principais desvantagens do Dahlander são entre elas, o fato de serem maiores e mais caros que os motores de uma velocidade só para a mesma potência; não é possível se obter simultaneamente o melhor projeto em todas as velocidades; tem o pior fator de potência, além de consumo relativamente elevado durante a partida (lembrando que estamos em época de crise energética).
























  4.  curva caracteristica














































  5.  diagrama de potencia


    O motor dahlander com já foi dito anteriormente, é um motor trifásico que permite seu acionamento em duas velocidades distintas, nesta partida as duas velocidades serão selecionadas por botões. Nesta partida, para haver a mudança de velocidade o motor deverá ser desligado. Abaixo segue esquema de ligação e diagrama de potência.


[pic 2]

  1. CONCLUSÃO

Conclusão com a palavra de vocês...............


  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPUANO,F.G; MARINO. M. A. M Laboratório de Eletricidade e Eletrônica. 24ª. Ed. São Paulo: Érica Ltda. 2012.310p.

EQUIPE TÉCNICO PEDAGÓGICA DO INSTITUTO MONITOR Eletrônica básica e Instrumentação. 7ª. Ed. São Paulo: Monitor Editorial Ltda. 2006. 192p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com