TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrônica Industrial: Motor Dahlander

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

Motor Dahlander

O motor Dahlander possui duas velocidades sendo o favorito por causa disso, contendo uma das velocidades maior e a outra menor, sendo que para o numero de rotações necessaria no de menor velocidade é metade da utilizada na velocidade maior mais já o rendimento do de maior velocidade é melhor. O enrolamento Dahlander é constituido de seis bobinas podendo elas serem combinadas de duas formas. Além de que este motor não pode ser adaptado para funcionar em duas tensões diferentes.

No motor com dois enrolamentos separados pode se obter duas velocidades em apenas um motor, sendo que para cada enrolamento é utilizado para se obter uma determinada velocidade, deixando sempre um dos enrolamentos desligado, mas por causa disso ele tem metade do rendimento por se utilizar apenas metade do motor ativado enquanto se usa um enrolamento.

Enquanto que nos motores para três e quatro velocidades é possivel observar a combinação de dois enrolamentos Dahlander a um enrolamento separado, e para quatro velocidades já se utiliza dois enrolamentos Dahlander separados unidos a um motor.

Constituição do motor de indução

O motor assincrono é constituido por um circuito magnetico estático, bobinas e roto. O rotor, ele é formado por um nucleo ferromagnetico laminado, no qual se encontra enrolamentos ou até mesmo condutores paralelos.

Quando se energiza o motor ele também funciona como um transformador com o secundario em curto-circuito, fazendo com que ele exija uma corrente nominal muito maior, sendo que essa diminui conforme a velocidade aumenta até atingir a corrente nominal.

CONCLUSÃO/PARECER

Os motores Dahlander são os favoritos na hora da escolha por possuírem varias velocidades, nesse trabalho foi possível observar algumas formatações do motor, como também ele é constituído no caso de motores com enrolamentos separados ou com dois enrolamentos Dahlander, entre outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com