TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Máquinas elétricas - Motor Dahlander

Por:   •  22/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  2.673 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Máquinas Elétricas – Motor Dahlander

[pic 2]

[pic 3]

  • Sumário

Introdução.........................................................................2

Um pouco sobre a historia dos motores.............................3

O que são os motores Dahlander.......................................4

 Construção.......................................................................5

Velocidade........................................................................6

Fechamento......................................................................7

  • Sequencia operacional da potência..................8
  • Sequência operacional.....................................9

Uso do motor..................................................................10

Considerações Finais......................................................11

Referências Bibliográficas..............................................12


  • Introdução

O Motor Dahlander é um motor elétrico Trifásico assíncrono  onde possui duas velocidades distintas e seu uso pode ser usado em diversas situações na Industria, podendo ser utilizados em Guindastes ,guinchos ,transportadores e máquinas e equipamentos que necessitem de um motor Assíncrono. O motor Dahlander pode trabalhar em tensões de 220v à 440V, e é extremamente necessário consultar os dados de placa para saber qual tensão o motor irá trabalhar e suas especificações.



Motor Dahlander

  • Um pouco de história dos Motores elétricos

Os motores elétricos são indispensáveis no nosso cotidiano, mas Antes de falarmos sobre o nosso motor específico,vamos fazer um apanhado sobre a história dos  Motores elétricos.

Tudo começou na Grécia antiga quando Tales de mileto esfregou uma Resina conhecida como Âmbar em um pedaço de pano, ele percebeu que quando ele esfregava esse pano o mesmo passava a atrair pequenos corpos, como fios de cabelo e pedaços de papel. E desse fato somente em 1600 um físico inglês constatou que não só o âmbar tinha essa propriedade de atração como também diversos outros materiais.

 Somente após o final do século XVIII com o dinamarquês Christian Oersted e o francês André Marie Ampère que deram o primeiro passo para a criação do motor elétrico. Oersted percebeu que a agulha de uma bússola muda de posição quando aproximada de um fio condutor de corrente elétrica, provando a relação entre magnetismo e corrente elétrica. E em 1821 Ampère complementou o experimento criando a “lei da mão direita”. Em 1825 Michael Faraday descobriu o princípio da indução magnética, comprovando a teoria de Tales de mileto  e william sturgeon inventou o eletroímã, fundamental para as máquinas elétricas.

Ademais, em 1886 o cientista alemão Werner Von criou o primeiro motor elétrico utilizando o princípio da indução de Faraday e durante esse período ele desenvolveu o dínamo que podia converter energia mecânica em energia elétrica e provou que a energia necessária para o magnetismo poderia ser tirada do próprio enrolamento do rotor. Visto que a máquina poderia gerar sua própria energia.

E em 1890,um cientista russo Michael Von criou um Motor trifásico de corrente alternada com potência contínua de 80 watts e rendimento de 80%. O equipamento mostrou-se ideal para a industria, por apresentar alto rendimento, baixa complexidade e outros fatores que tornaram muito mais viável o trabalho com os motores.

Portanto “Um motor elétrico é essencialmente, constituído por um condutor dobrado na forma de um quadro e percorrido por corrente elétrica, imerso em um campo magnético.” E utilizamos ele em diversas situações do nosso dia a dia, como em furadeiras,batedeiras,ventiladores entre outros.

  • O que são os motores Dahlander?

É um motor elétrico trifásico que permite seu acionamento em duas velocidades distintas. E são conseguidas por causa da estruturação dos rolamentos do estator deste motor em dois conjuntos promovendo uma relação de 1:2. O motor trifásico de indução Tipo Dahlander é o motor cuja arquitetura interna das bobinas possibilita obter em um mesmo motor duas velocidades, sendo uma o dobro da outra. Apesar de já se ter grande desenvolvimento de equipamentos auxiliares para a variação da velocidade de motores elétricos, o uso do Motor Dahlander ainda é viável economicamente para aplicações onde se deseja apenas uma mudança discreta das velocidades.

[pic 4]Fonte:Comandos elétricosii

  • Construção

O motor Dahlander tem em seu estator seis bobinas que podem se combinar de duas formas, estrela/triangulo e dupla estrela.  A ligação Dahlander  permite uma relação de polos de 1:2 o que corresponde a mesma  relação de velocidade. Quanto mais polo o motor possuir, menor é a velocidade, e quando a quantidade de polos é menor a velocidade é mais alta, quando a frequência é 60Hz, onde n=velocidade, p o número de polos, S=escorregamento e [pic 5]

f= frequência.

  Existe três tipos de arranjos de ligação, que fornecem três situações:conjugado constante,potência constante e conjugado variável. Porém a escolha vai depender do tipo de carga que será acionada, como por exemplo nas bombas centrífugas e ventiladores, o conjugado aumenta quadraticamente com a velocidade,portanto é variável.

No circuito de comandos deve está previsto o intertravamento elétrico entre os contatores que se energizados juntos causam curto circuito e se possível até intertravamento mecânico.

  cuidados devem ser tomados na hora da montagem evitando-se inversões que podem causar curtos circuitos, sentidos de rotação  diferentes entre a alta e a baixa velocidade que pode causar avarias mecânicas nos equipamentos. Outra observação importante é com os reles térmicos que como aparece no diagrama de circuitos de força são dois. Isso decorre diferente e devido mudar o lado de alimentação quando então o térmico não tem mais função.[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (340.5 Kb)   docx (234.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com