TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Organizacional

Exames: Mudanças Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 8

MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E GESTÃO DE PESSOAS

PASSO 01(ATPS DE GESTÃO DE PESSOAS)

A terra vem tolerando uma mudança muito rápida, onde a informação se tornou essencial devido a globalização. Este movimento representa uma superação do modelo Taylorita-fordista com a adoção de princípios de flexibilidade e adaptabilidade. Inclui também a descoberta dos aspectos simbólicos e culturais das organizações. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foram responsáveis pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras.

Os consumidores tornam-se mais exigentes, um número cada vez maior de competidores chega cada dia ao mercado, o ciclo de vida dos produtos reduz-se, a força de trabalho requer novo tipo de tratamento a velocidade torna-se fundamental. Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços. As pessoas, com todas essas mudanças, passam a necessitarem cada vez mais de informação e tecnologia se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido as tendências do mercado atual. Um dos impactos percebido foi o desemprego, pois muitas pessoas não conseguiram acompanhar com tanta agilidade essas mudanças. Contudo, terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade, as organizações e as pessoas percebem por questões estratégicas que devem preservar e cuidar do meio ambiente e da comunidade, ser responsavelmente social e renovando esses valores tornam-se mais competitivas.

Gestão de pessoas é um conceito amplo que trata de como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional, e pode ser o diferencial de empresas,que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado,ou seja: com as competências necessárias,a consciência do valor da sua colaboração para a empresa alcançar seu objetivo,e comprometida com seu trabalho,por paixão ao que faz.Quando a organização vê as pessoas como parceiros de seu desenvolvimento e as pessoas pensam o mesmo em relação à empresa, a relação muda do controle para o desenvolvimento. A ação e a cooperação das pessoas são fundamentais para mudar a forma de administrar e como reflexo desta atitude, é preciso reconhecer o papel da cultura organizacional, percebendo os indivíduos como atores que participam e influenciam as mudanças.

Vale ressaltar que o sucesso de qualquer iniciativa depende ainda da organização e da gestão do projeto em si:

• Quem participa e de que forma participa;

• Como a solução é desenvolvida e principalmente validada;

• Qual o nível de compreensão dos envolvidos sobre as variáveis críticas para a sustentação da mudança proposta.

Desta forma, a Gestão da Mudança deve ainda atuar, em parceria com a Gestão do Projeto, na organização do projeto e na dinâmica de funcionamento da equipe responsável por sua implantação, no projeto e com o seu público-alvo.

Referências bibliográficas:

- Mudanças organizacional-(Nova Abordagem Para As Mudanças Organizacionais Que Podem Salvar Sua Empresa E Preservar Pessoas).Auto: Abrahamson,Eric.

- Serra,Floriano;artigo:”Gestão de pessoas: todos ou ninguém”.www.portaldafamilia.org

- Suárez,Alejandro;artigo:”Gestão de mudanças organizacional”.www.ezecutivo.com

.......................................................................................................................................................

PASSO 2(relatório do filme)

tempos modernos é um filme antigo, com uma linguagem antiga, mas trata de um tema muito atual para a época do filme. Embora não tenha nenhuma produção, o filme conta com recursos disponíveis na época para retratar um tema da época.

O filme mostra no início um homem trabalhador em uma indústria e pressionado pela produção ele começa a desenvolver uma espécie de distúrbio e passa a ter problemas de relacionamentos com a empresa, seus companheiros de trabalhos e consigo mesmo.

Esses distúrbios o leva ao hospital onde depois de um tempo de tratamento ele se considera apto para retomar a vida. Mas não é isso que acontece, contando com uma série de fatores contrários ele acaba se envolvendo com o que não queria e vai preso. Depois de um tempo preso ele consegue a liberdade e a possibilidade de retomar, mas mais uma vez cria problemas contando sempre com sua natureza para a confusão.

Por fim, ele acaba se envolvendo com uma jovem de um caráter comprometido e seduzido por ela tem o seu próprio caráter também comprometido. Os dos terminam sem nada.

A mensagem do filme Tempos Modernos é um pouco obscura, mas creio que ela retrata os problemas causados pela pressão que cada pessoa sobre nas organizações. Se observado por este lado, o filme torna-se atual e embora vivamos a era da informação, da tecnologia e comunicação, a pressão pelo resultado parece não ter mudado muito desde que o filme foi lançado.

Um aspecto muito negativo do filme é que assim como ocorre em outras produções há uma apologia ao crime e isso quase passa como uma coisa normal e perfeitamente aplicável em situações de dificuldades. Acho que esse é um ponto a analisar com cuidado, especialmente se você pretende usar o filme em empresas, áreas motivacionais ou para fins pedagógicos. Não deixe de apontar este aspecto, caso o seu público não o perceba.

É um filme pouco empolgante e demasiadamente cansativo. Tive de usá-lo como atividade complementar na faculdade. Acho que muita gente faz isso, pois é um filme que dá para extrair diversas lições dele, especialmente nas áreas administrativas, gestão de pessoas e correlatas.

............................................................................................................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com