TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidade de se Preservar a Saúde Mental dos Trabalhadores

Por:   •  11/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

A Engenharia de Segurança do Trabalho objetiva sempre condições de trabalho seguras, pautadas na diminuição ou extinção dos riscos laborais oferecidos aos trabalhadores. Ademais, também é objeto daquela, a busca pelo bem-estar do trabalhador relacionada à saúde mental dele. Afinal, nas duas últimas duas décadas, o perfil das doenças do trabalho mudou. O sofrimento psíquico se apresenta hoje como um mal causado pelos novos métodos de gestão do trabalho.

A saúde mental no trabalho está vinculada a alguns fatores, tais como: estresse e ansiedade no ambiente de trabalho; o trabalho contínuo, sem haver tempo para horários de não trabalho; a reflexão dos fatos no ambiente laboral na vida particular e pessoal do trabalhador; e qualidade de vida pessoal dependente do prazer no trabalho e realização profissional.

A verdade é que é comum haver dificuldades nas atividades desempenhadas pelas pessoas, sejam elas no ambiente profissional ou no ambiente particular. Quando tais dificuldades, principalmente no ambiente de trabalho, são transponíveis, muitas vezes o desafio transforma-se em algo prazeroso e acaba por motivar o trabalhador. Há, todavia, casos em que as dificuldades são, sobremaneira, impossíveis de serem contornadas e o funcionário, sem conseguir conquistar os resultados desejados, desenvolve certo desencantamento com a vida profissional, que é levado também para a vida pessoal, gerando nele angústia em viver, podendo resultar, em casos mais graves, na Síndrome de Burnout, a terceira doença laboral que mais afasta profissionais dos seus postos de trabalho no Brasil.

A Síndrome de Burnout afeta, principalmente, as pessoas mais comprometidas, aquelas cuja identidade é, em grande parte, construída pelo trabalho. Esse quadro apresenta-se comum nos ambientes trabalhistas que utilizam o assédio moral como instrumento de gestão. Empresas, que costumam cultivar este tipo de ambiente trabalhista, utilizam métodos de cobrança individual de desempenho. Tal tipo de cobrança faz com que os funcionários comecem a enxergar uns aos outros não mais como companheiros, mas como concorrentes. Dessa forma, quando um trabalhador sentir algum tipo de sofrimento ou dificuldade qualquer, ele viverá esta perturbação de forma solitária, não buscará ajuda com os que ele acredita serem seus adversários.

A busca pela saúde mental do trabalhador deve, portanto, também ser objetivo da área de segurança do trabalho, visto que, a ausência desse tipo de saúde também pode desencadear malefícios físicos e psíquicos aos funcionários. Esses malefícios incluem desde a baixa autoestima profissional, fato que pode levar ao aparecimento de outras síndromes e doenças, e que pode causar também acidentes de trabalho ou levar o trabalhador, em casos mais graves, inclusive ao suicídio. Os empregadores devem enxergar o trabalhador como um bem transcendental, não obstante, a busca pelo seu bem-estar físico e psíquico pode trazer resultados produtivos positivos. Um trabalhador em harmonia consigo mesmo consegue desempenhar bem suas atividades profissionais e, ao mesmo tempo, levar uma vida saudável também fora da empresa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com