TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES NO AMBIENTE DO TRABALHO

Por:   •  23/2/2016  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  4.997 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 4.2

Preservar a saúde mental dos trabalhadores, hoje em dia é uma tarefa muito discutida entre as empresas e os sindicatos correspondentes. A necessidade passa pelo fato de compreender os aspectos psicológicos na seleção e no treinamento de pessoal, promover a qualidade das relações humanas no trabalho, identificando a função do grupo para o bem-estar no trabalho, etc. Como falado no material de apoio a psicologia faz parte do cotidiano e, em certa medida, do senso comum, mas apesar disso, ela é uma disciplina científica e possui seus objetos de estudo, que pode ser o comportamento humano, o inconsciente e a personalidade.

As empresas estão buscando cada vez mais acertadamente uma forma de preservar da saúde mental dos trabalhadores, como por exemplo, desenvolvendo relações humanas baseada em dinâmica de grupo que pode proporcionar um espaço de compartilhamento significativo no ambiente de trabalho, podendo minimizar desconfianças, temores, conflitos, etc. Um dos grandes problemas para não contribuição de uma saúde mental adequada para os trabalhadores é o assédio moral fenômeno já existente ao longo do tempo, porém com a globalização e a consequente flexibilização das relações trabalhistas trouxeram gravidade, generalização, intensificação e a banalização do problema.

Com as pressões que o mundo do trabalho oferece hoje em dia por produtividade e resultados aumentam a competitividade e dificultando a harmonização entre os trabalhadores. O assédio moral pode ser caracterizado por várias formas: dar instruções confusas e imprecisas, bloquear o andamento do trabalho alheio, ignorar a presença de funcionário na frente dos outros, pedirem trabalhos urgentes sem necessidade, fazer críticas em público, transferi-lo do setor, para isolá-lo, insinuar que o funcionário tem problemas mentais ou familiares. Uma forma de conscientizar os trabalhadores é a realização de seminários, palestras e dinâmicas de grupo como já foi falado anteriormente.

Portanto a preservação a saúde mental dos trabalhadores, tendo o mundo globalizado que nós vivemos é uma forma de evitar problemas no ambiente de trabalho nas empresas e também evitar vários problemas pessoais que podem vim acontecer ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com