TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preservar a Saúde Mental dos Trabalhadores

Por:   •  21/9/2018  •  Dissertação  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

O trabalho é parte fundamental da construção dos valores humanos e agrega realização pessoal, reconhecimento, status e gera uma identificação profissional ao trabalhador. Algo tão valioso para a vida das pessoas podem se tornar objeto de grande frustração se o ambiente de trabalho não for adequado aos valores humanos.

Nenhum trabalhador estuda e se prepara para exercer sua função em um ambiente de trabalho propício á pressão psicológica e abuso moral, porém essa situação é muito mais comum do que se imagina e o sentimento de impunidade faz com que muitos se calem e aceitem essas condições por medo, insegurança, ameaças, entre outros sentimentos. Muitos se submetem a cargas horárias abusivas e sofrem com um ambiente de trabalho despreparado ou que apresentem condições estressantes, como calor excessivo, presença de gases e fumos, ruídos, entre outros, e essas condições desgastam ainda mais um trabalhador que não é reconhecido ou que é submetido á cumprir metas impossíveis.

Ser reconhecido no ambiente profissional afeta positivamente a vida pessoal e a produtividade do trabalhador, porém o desgaste emocional e a exaustão psicológica afetam muito mais do que a produtividade, causando problemas físicos de saúde, dificuldade de concentração, conflitos interpessoais e familiares, hábitos não saudáveis, uso de álcool e drogas, entre outros. Nem todo trabalhador tem a opção ou o conhecimento de denunciar ou simplesmente sair do emprego que lhe causa tão mal estar, por isso é importante divulgar os maleficios que essa prática causa para orientar o trabalhador.

Ja é do conhecimento do empresário moderno que segurança e satisfação pessoal são valores fundamentais para a qualidade da produção e atendimento, mas ainda existe uma distribuição desigual de respeito e valorização por parte dos empreendedores, que agem com muito mais teoria do que prática nos quesitos saúde, valorização, reconhecimento e humanidade para com o trabalhador.

É preciso estabelecer uma comunicação eficiente entre os colaboradores, e o incentivo á diálogos racionais, para transformar um ambiente de trabalho estressante em um local digno do profissionalismo das pessoas, sem a interferência de hábitos e costumes irracionais por parte dos superiores, que transformam negativamente a vida de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com