TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

A necessidade do aumento de produtividade e as pressões que são impostas aos trabalhadores, o distanciamento entre os encarregados e os trabalhadores de linha de produção que dificultam a comunicação direta, derivam em desumanização do ambiente de trabalho, resultando em competitividade e dificultando a germinação do espírito de cooperação e solidariedade entre os próprios trabalhadores. Sendo assim os trabalhadores não estarão bem mentalmente e consequentemente caindo seu rendimento, sendo que essas situações acontecem, por vezes, em empresas desorganizadas e desestruturadas.

O Engenheiro de segurança no trabalho (EST) se preocupa sempre com a segurança do trabalhador, de como prevenir, como deve agir em determinado local, para deixar o ambiente de trabalho seguro e que o mesmo não cause danos à saúde do trabalhador. Porém, não são apenas os acidentes que impossibilitam o trabalhador de exercer seu cargo, muitos afastamentos do trabalho se relacionam aos aspectos psicológicos, que veem do assédio mora, que compromete a saúde mental dos mesmos. Tendo que o EST buscar formas para que não haja esses comportamentos, compondo uma equipe multidisciplinar de representante da empresa, Comitê Interno de Previsão de Acidentes (CIPA), médico do trabalho, psicólogo, assistente social, advogado trabalhista, representante do sindicato e acompanhamento da Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Cabendo a empresa implementar programas de prevenção, fazendo com que haja comunicação entre as equipes e trabalhadores. Para informar e conscientizar os mesmos deve-se realizar eventos que os trabalhadores tenham uma visão de fora, de como as ações afetam no coletivo, sendo importante também a troca de experiencias e discussões. Através desses e outra medidas, esperasse uma conscientização da vítima, que saberá identificar o assédio, e o agressor, que terá consciência que a atitude que estava tendo não era normal.

Contudo, para os trabalhadores que não se conscientizarem, faz-se a necessidade de adoção de um código de ética, que vise ao combate de todas as formas de discriminação e de assédio moral e sexual. Tendo a necessidade também espaços de confiança, na empresa, para que as vítimas possam dar vazão às suas queixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com