TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

             

O ambiente de trabalho, dadas às circunstâncias do meio, pode impactar sobre as respostas emocionais e influenciar no comportamento de seus funcionários de forma global, já que os efeitos de um comportamento tendem a se propagar de um indivíduo para outro, contribuindo ou não, para um ambiente organizacional saudável. Antigamente o foco da saúde dos trabalhadores no âmbito do ambiente de trabalho era voltado para a preservação da vida dos trabalhadores, logo mais adiante a preservação se voltou para a manutenção da qualidade de vida do empregado no trabalho, e atualmente se estende para as medidas preventivas de salubridade mental.

O que ocorre atualmente abrange diferentes fatores, assim como o assédio moral, que consiste na tomada de qualquer tratamento desigual ou exclusão no ambiente de trabalho sem motivo legítimo que se manifeste através de palavras, gestos, ofensas, insultos, intimidades, abusos de poder, sanções disciplinares injustas, induzindo o trabalhador a vulnerabilidade, humilhação e inferiorização. Também abrange o que é denominado de Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J Freudenberger como um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional.

O assédio moral é definido como qualquer ato que atinja o trabalhador no seu âmbito psicológico, ou seja, qualquer prática abusiva que exponha o empregado a situações incômodas que venham a comprometer a sua dignidade, integridade psíquica e relações afetivas e sociais. no entanto, o reconhecimento do assédio é uma tarefa difícil de ser identificada pois é uma forma sutil de degradação psicológica além da complexidade de comprová-lo. essas perseguições ocasionam graves danos à saúde física e mental e podem evoluir para a incapacidade laborativa, desemprego ou mesmo sintomas de estresse, depressão, progredindo até para a morte, constituindo um risco invisível porém concreto.

Muitas síndromes depressivas têm sua origem desencadeada por problemas no trabalho e sua evolução pode nitidamente ser associada às situações de trabalho, podendo a depressão manifestar-se em quadros agudos  ou crônicos típicos (tristeza, vivências de perda ou fracasso e falta de esperança). Porém, os quadros depressivos associados ao trabalho, na maioria das vezes, não são típicos, mostrando-se de forma sutil e apresentam uma falta de ânimo diante da vida e do futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com