TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ngenharia de Alimentos – Desenvolvimento de Produtos

Por:   •  24/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

Engenharia de Alimentos – Desenvolvimento de Produtos

TRABALHO DE GESTÃO DE PRODUTOS

Prof. Joaquim Ferreira Sobrinho

                                                             CLAUDIA CONRADO DA SILVA

                                                       LUIS PAULO JUNQUEIRA

NATHÁLIA NUNES D. ROMERO

                                              ROSEANE CIMINO OCCHIALINI

SÃO PAULO

2016

  1. INTRODUÇÃO

Empresa: Sweety Ice Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda.

Área de atuação: sobremesas geladas.

Tamanho da empresa: Empresa de Pequeno Porte.

Número de funcionários: 40 colaboradores.

A Sweety ice é uma verdadeira fábrica de doces, dedicada à arte de preparar sobremesas para encantar e adoçar seus momentos.

Em 1994, Elen de Andrade investiu tudo o que possuía num doce sonho. No começo, produzia apenas quatro tipos de tortas e terceirizava a produção do sorvete.

A empresa cresceu e hoje, com 22 anos de mercado, juntamente com sua sócia Cristina Penafiel e o gerente de produção Antônio Lima, a Sweety Ice fabrica mais de 50 sabores de seu próprio sorvete, e uma variedade de sobremesas de formatos e sabores diferentes.

Todo o trabalho da Sweety Ice é artesanal, por maior que seja o investimento hoje em equipamentos e maquinários para redução de custos com mão de obra, o acabamento é sempre manual, e as matérias primas são rigorosamente selecionadas para garantir a qualidade do produto final. A empresa atende a todos os padrões de higiene e boas práticas de fabricação exigidos por lei, desde o equipamento dos funcionários e dependências até a logística de entrega, com veículos frigoríficos.

  1. QUESTÕES

2.1. Dissertar sobre as principais diferenças entre os mercados industrial/empresarial (B2B) e consumo (B2C), correlacionando as estratégias de vendas com o uso que cada mercado faz dos produtos.

As principais diferenças entre uma operação B2B e B2C é o tipo de cliente e o tipo de operação. No mercado B2B, o cliente normalmente é outra empresa, que compra para seu consumo, para revenda ou como insumo para sua cadeia produtiva. São operações de venda atacado, para revenda ou meio corporativo. Já a venda no mercado B2C a relação se estabelece entre o fornecedor e o cliente final, normalmente pessoa física; são as operações tradicionais de varejo. As estratégias de vendas no mercado no mercado B2B devem ser focadas em manter os clientes já existentes e conhece-los cada vez mais. Desenvolver e executar promoções e serviços e apresentar propostas atuais em relação á concorrência existente no mercado são formas de fidelização. É importante focar na redução de custos e crescimento do lucro.

No mercado industrial/empresarial é importante criar estratégias competitivas baseadas nas seguintes premissas:

     

  •  Ameaça de novos concorrentes;
  • Pressão por produtos substituídos;    
  • Poder de barganha dos compradores / fornecedores;
  • Rivalidade entre os concorrentes.

As estratégias de venda do mercado B2C devem ser mais agressivas, focando na divulgação em meios de comunicação que atinjam um grande público, como TV, rádio, jornais e revistas, pois aumentam a visibilidade de seu portfólio. Além disso, os clientes finais tendem a buscar estes meios para descobrir as tendências e oportunidades do mercado. Também são meios onde buscam opiniões sobre determinado bem ou serviço. Muitos consomem por impulso ou emoção.

 Neste mercado é importante o cuidado com o giro de mercadorias no estoque, que deve ser constante, o controle deve ser bastante rigoroso, a fim de não perder ou deixar faltar produtos.

           

2.2. Considerando a complexidade do mercado industrial/empresarial, explique as principais responsabilidades e preocupações dos gestores destes mercados para efetuar um gerenciamento eficiente.

Em primeiro lugar os gestores devem se preocupar em ter bem definido o nicho em que atua quem são seus clientes e como eles pensam. Conhecer o cliente é ponto fundamental para conseguir um bom posicionamento no mercado, quanto mais o gestor conhecer do seu cliente, mas ele pode orientar e ampliar as suas vendas. A responsabilidade de manter bons produtos e preços competitivos leva a liderança no ranking de concorrentes.

Uma preocupação interna de um gestor em sua produção que deve ser considerada é com sua equipe, que lida diretamente com o planejamento e execução dos processos, pois, estes irão auxiliar na criação de novas estratégias de venda. Os gestores devem perceber que a utilização de seu quadro de colaboradores envolvidos é o caminho para elaborar e programar manobras estratégicas mais eficazes e ágeis.

2.3. Conceitue e identifique na sua empresa as estratégias genéricas de Porter:

2.3.1. Liderança em Custo:

 É quando a empresa concentra suas forças em conseguir menores custos de produção e distribuição para que possa oferecer preços mais baixos que os concorrentes e conseguir grande participação de mercado. Diante disso, a empresa Sweety Ice investe em maquinários e equipamentos para reduzir os custos com mão de obra, o que consequentemente aumenta a produção de sobremesas em uma curta escala de tempo, uma vez que as máquinas e equipamentos agilizam o processo de produção quando comparado à mão de obra artesanal.

        O transporte da empresa não utiliza serviço terceirizado, e sim veículo próprio, o que acaba favorecendo a redução de custo, uma vez que a empresa fica responsável por escolher o veículo que melhor atende suas necessidades, com foco em uma marca econômica quanto à quilometragem, reduzindo assim os gastos com combustível. Com relação à manutenção e limpeza dos veículos e baús refrigerados, por ser um veículo próprio, um funcionário é capacitado para que seja feita a higienização correta, e a manutenção é realizada muitas vezes pelos próprios motoristas quando se trata de soluções imediatas, uma vê que os mesmos possuem um pequeno conhecimento de mecânica ou é realizada em uma oficina de confiança que a empresa é cliente há anos, favorecendo negociações de pagamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com