TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nossa Locadora De Livros

Monografias: Nossa Locadora De Livros. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.983 Palavras (12 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVO: 6

3. DESENVOLVIMENTO 7

4. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS SEGUINTES TIPOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO: 8

4.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL: 9

4.1.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: 10

4.1.3 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO: 11

4.1.4 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO 12

4.1.5 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA: 13

4.1.6 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO: 14

4.1.7 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA : 15

4.1.8 SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA OPERAÇÕES: 16

4.1.9 ERP – ENTERPRISE RESOURCE PLANNING: 17

4.1.10 CRM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGER : 18

4.2 A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES: 19

4.2.1 COMPOSIÇÃO DE UM COMPUTADOR EM 1995 E EM 2012: 20

4.3 CENÁRIO PROPOSTO NOSSA LOCADORA DE LIVROS: 21

4.3.1 HISTÓRICO 22

4.3.2 DADOS 23

4.3.3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO INICIAL 24

4.3.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ATUAL 25

5. CONCLUSÃO: 26

6. REFERÊNCIAS: 27

1. INTRODUÇÃO:

• Este trabalho tem como objetivo avaliar a importância dos sistemas de informações para tomada de decisões. Com o avanço acelerado da tecnologia, o sistema de informação será um fator preponderante para a tomada de decisão.

• O sistema de informações inovou o mundo dos negócios, que precisam ser de confiabilidade, eficiência e eficácia.

• A evolução tecnológica foi uma consequência da necessidade de suprir as limitações humanas, tentamos sempre surpreendermos com nos mesmos atravessando barreiras, quebrando limites que empoe pessoas tornando elas mais curiosas em ver algo para frente.

2. OBJETIVO:

• O objetivo aqui é descrever a teoria dos fundamentos da administração da informação desde os seus primórdios até os dias atuais, procurando passar de forma simples e objetiva como a administração da informação é importante e essencial para um completo alinhamento estratégico da T.I. (Tecnologia da Informação) com os negócios da empresa. Também é apresentada uma evolução dos computadores do ano de 1995 até o presente ano (2013) e um cenário de informatização de uma empresa locadora de livros com um sistema inicial desenvolvido em 1995 e um sistema atual desenvolvido nos moldes do e-commerce.

3. DESENVOLVIMENTO

• As empresas e seus administradores precisam cada vez mais adquiri o conhecimento, programar e gerenciar toda uma infraestrutura de TI, que possa dar apoio aos processos de comunicação, controle e tomada de decisão de sua empresa.

4. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS SEGUINTES TIPOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO:

• Sistemas de informação é um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processo) e disseminam (saída) dados e informações e oferecem um mecanismo de realimentação para atingir um objetivo. Os tipos de Sistemas de Informações existentes são descritos a seguir.

4.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL:

• São Sistemas operacionais básicos ou sistemas operacionais da organização tratam das tarefas rotineiras. Fornecem a base de todo o conhecimento da organização, armazenando dados do dia-a-dia de todas as operações executadas dentro da organização. Conhecidos na década de 1950 como Sistemas de Processamentos de Transições (Transaction Processing Systems) -, são utilizados para executar aplicações comuns e automatizar rotinas.

Ex.: sistemas de folha de pagamento, cheques, relatórios sobre empregados.

4.1.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL:

• Sistemas de Informações Gerenciais (Management Information Systems), como eram conhecidos na década de 1960, são sistemas que transformam dados provenientes do sistema da informação operacional, agrupam e apresentam em forma de relatórios e de informações atualizadas sobre operações básicas da empresa, que auxiliam o processo gerencial, dando suporte ao planejamento, controle e organização da empresa em tempo hábil para tomada de decisão. São usadas para a realimentação do planejamento operacional.

Ex.: relatórios gerenciais a diferentes finalidades, custos totais com folhas de pagamento. Podemos dizer também que esses sistemas são criados automaticamente pelas necessidades de administração operacional. Como por exemplo: podemos citar: os sistemas de informações de controle de estoque, de banco de dados de estrutura de produtos de processos de produção, de planejamento e controle de produção.

4.1.3 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO:

• Sistemas de Suporte à Decisão (Decision Suport Systems), como eram conhecidos nas décadas de 1970 e 1980, são sistemas avançados que possuem interatividade com as ações do usuário e oferecem modelos para ajudar na resolução de problemas. Como permitem grande flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de respostas rápidas, auxiliam no apoio à tomada de decisão.

Ex.: em relatórios com informações que auxiliem, por exemplo, a construção ou não de uma determinada fábrica em uma região, a criação de novas cores de carro.

4.1.4 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO

• São sistemas que dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da organização. Utilizam tecnologia avançada para a elaboração de gráficos e relatórios. Não são projetados para resolver problemas específicos e sim para auxiliar na definição dos objetivos organizacionais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com