TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nossa Locadora De Livros

Artigo: Nossa Locadora De Livros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  4.605 Palavras (19 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

SUMÁRIO 4

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL (SIO) 5

3.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG) 5

3.3 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO (SSD) 6

3.4 SISTEMA DE SUPORTE EXECUTIVO (SSE) 6

3.5 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA (SIE) 7

3.6 SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO (SAE) 8

3.7 SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALISTA (SE) 9

3.8 SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA OPERAÇÕES 9

3.9 ERP – ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS) 10

3.10 CRM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGER (GERENCIAMENTO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE) 11

3.11 EVOLUÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE UM COMPUTADOR EXISTENTE NA ÉPOCA DE 1995 E DE UM COMPUTADOR ATUAL (2012) 12

3.11.1 Processadores: 13

3.11.2 Memórias: 13

3.11.3 Dispositivos de Entrada: 14

3.11.4 Dispositivos de Saída: 15

3.12 FUNÇÕES E DESCRIÇÃO DAS LOCADORAS DE LIVROS HISTÓRIA & ESTÓRIAS E BRINCALETRAS (AMIGOS DO LIVRO) 15

3.12.1 Locadora de Livros Histórias & Estórias 15

3.12.2 Locadora de Livros Brincaletras 16

4 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação.

A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégia de negócios.

Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagem, sem a utilização dessas ferramentas. Estes fatos abrem lacunas para que os novos gestores, com novas visões busquem o aperfeiçoamento contínuo para suas empresas.

Além dessas ferramentas referente aos sistemas de informação as empresas têm de se preocupar também com a parte tecnológica dos equipamentos. Óbvio que com os computadores atuais, que utilizam configurações altas para processamento de dados, armazenamentos e etc., as empresas têm grande poder de gerenciar as informações e aplicá-las dentro ou fora dela. Diferente de computadores de alguns anos atrás que não tinham, toda essa capacidade como os da atualidade.

Outro fator importante para os negócios de uma empresa é o uso da Internet que representa hoje uma arma importante para a divulgação e o posicionamento da uma marca, haja vista suas qualidades de ser um excelente meio de informação, entretenimento e comunicação.

2 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é mostrar de forma sucinta como os sistemas de informação podem ser aplicados para o bom desempenho de uma empresa no mercado dos negócios. Para isto, serão definidos alguns conceitos simples dos tipos de sistemas de informação, assim como serão dados exemplos de aplicações no dia-a-dia.

Na parte técnica referente aos suprimentos tecnológicos e sua evolução serão mostrados alguns exemplos de como a tecnologia, no decorrer dos anos, está cada vez mais avançada.

Demostraremos também a funcionalidade de dois sites de locadoras e seus benefícios para os clientes.

3 DESENVOLVIMENTO

Os sistemas de informação têm por objetivo gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação. STAIR (1998, p. 11), afirma que: “... sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback”.

Para a formação dos sistemas e a consequente obtenção dos elementos fundamentais para a tomada de decisão é necessário o conhecimento dos conceitos de Dados, Informação e Conhecimento.

Os sistemas de informação, podem ser classificados de acordo com a sua forma de utilização e o tipo de retorno dado ao processo de tomada de decisões. Os sistemas podem ser de contexto operacional, gerencial, decisório, executivo, estratégico, automatizado ou especialista.

3.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL (SIO)

Formado por operações rotineiras, normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída. A maioria dos sistemas de informação estão neste nível e são característicos pela existência de muitos formulários de cadastros, relatórios e outras operações rotineiras.

Exemplos: formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.

3.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG)

Formado por operações de apoio na tomada de decisões. Tem função gerencial e trabalha com informações agrupadas. Este tipo de sistema usa as informações operacionais para criar mecanismos de gerenciamento das organizações.

Exemplos: Projeção de vendas para o mês seguinte; Análise de clientes, produtos ou mercado; Lucro efetivo por produto; Comparativo de desempenho da empresa, segmentos ou produtos. Relatórios analíticos e sintéticos.

3.3 SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO (SSD)

Os sistemas de suporte a decisão são munidos de grande quantidade de dados e ferramentas de modelagem, permitindo uma flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de resposta rápida ao nível gerencial da organização.

Nessa contextualização, BATISTA (2004, p. 25), considera como SSD “... os sistemas que possuem interatividade com as ações do usuário, oferecendo dados e modelos para a solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com