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Por:   •  30/5/2013  •  3.769 Palavras (16 Páginas)  •  368 Visualizações

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SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

AURELIO SILVA MOREIRA

Ánalise de Sistemas I, Engenharia de Software, Banco de Dados I e Linguagens e Técnicas de Programação II.

Almenara – MG

2012

AURELIO SILVA MOREIRA

Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Análise de Sistemas I, Engenharia de Software, Banco de Dados I e Linguagens e Técnicas de Programação II .

Prof. Polyanna P. Gomes Fabris

Luis Cláudio Perini

Roberto Nishimura

Anderson Macedo

Almenara - MG

2012

SUMÁRIO

1. Introdução ------------------------------------------------------------------------------ 04

2. Objetivo --------------------------------------------------------------------------------- 04

3. Desenvolvimento --------------------------------------------------------------------- 04

3.1 Conceito de inspeção de Software ---------------------------------------------- 04

3.2 Inspeção de Software -------------------------------------------------------------- 05

3.3 Definição dos Conceitos ----------------------------------------------------- 06 - 08

3.4 Verificação e Validação ------------------------------------------------------- 09 10

3.5 Testabilidade do Software --------------------------------------------------- 11- 14

4. Qual tipo de SGBD melhor se Adéqua para a informatização da LOCADORA DE LIVROS? -------------------------------------------------- 15 - 16

5. Qual Linguagem de Programação melhor se adéqua na criação de um sistema para a LOCADORA DE LIVROS? ------------------------------------ 17

5.1 Qual modelo de processo melhor se adéqua a LOCADORA DE LIVROS? ------------------------------------------------------------------------------- 18

6 Coclusão----------------------------------------------------------------------------- 19

7 Referências Bibliográficas ------------------------------------------------------- 20

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vou fazer uma abordagem aos temas de Analistas de parte 1, Engenharia de software, Banco de Dados parte 1 e Linguagens e técnicas de programação parte 2. Citando alguns modelos de processos, vendo como é possível fazer a testabilidade e a aplicabilidade de alguns softwares e buscando aperfeiçoar no que é o SGBD.

2 OBJETIVO

O principal objetivo desse trabalho é mostrar a importância de se ter um SGBD organizado, mostrar como funcionar os modelos de processos para cada empresa, adotar medidas seguras de validação, verificação e testabilidade dos softwares e procurar estabelecer um modelo de processo adequado para facilitar e ao mesmo tempo informatizar a “NOSSA LOCADORA DE LIVROS”.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 CONCEITO DE INSPEÇÃO DE SOFTWARE

A inspeção de software é uma importante técnica de V&V. Segundo Somerville(2007 p.358), através de inspeções pode-se analisar as representações do sistema como documentos de requisitos, diagramas de projeto e o código fonte do programa. As inspeções podem ser aplicadas em todos os estágios do processo e não necessitam que o software seja executado. Se aplicada ao modelo conceitual, a inspeção é considerada como uma técnica de validação.Mas, se a técnica é aplicada sob o código fonte, ela toma o foco de verificação.Somerville (2007 p.363) afirma que erros podem ser encontrados de um modo mais barato, por meio da inspeção, do que com extensivos programas de testes. Isso foi demonstrado em um experimento feito por Gilb e Graham(1993), que empiricamente compararam a eficácia das inspeções.As técnicas de inspeções de software têm como principal objetivo encontrar erros. Para tanto, as técnicas de inspeções adotam como padrão a taxonomiade classificação de erros apresentadas pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE 830, 1998). Ela define atributos de qualidade para requisitos de software e a falta de qualquer um desses atributos constituiria um tipo de defeito (Shull, 1998).

3.2 Inspeção de Software

Na engenharia de software, assim como em outras disciplinas de engenharia, é necessário considerar variáveis como esforço, produtividade, tempo e custo de desenvolvimento. Essas variáveis são afetadas negativamente quando artefatos defeituosos são produzidos, devido ao retrabalho para corrigir defeitos. Sabe-se, ainda, que o custo do retrabalho para correção de defeitos aumenta na medida em que o processo de desenvolvimento progride. Desta forma, iniciativas devem ser realizadas no sentido de encontrar e corrigir defeitos tão logo sejam introduzidos. Uma abordagem que tem se mostrado eficiente e de baixo custo para encontrar defeitos, reduzindo o retrabalho e melhorando a qualidade dos produtos é a revisão dos artefatos produzidos ao longo do processo de desenvolvimento de software.

Inspeção de software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicado a todos os artefatos de software e possui um processo de detecção de defeitos rigoroso e bem definido. A Figura 1 ilustra a possibilidade de se realizar inspeções nos diferentes artefatos

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