TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nossa Locadora De Livros

Trabalho Universitário: Nossa Locadora De Livros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  8.754 Palavras (36 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 36

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 senario proposto. "nossa locadora de livros" 5

4 usabilidade na nossa locadora de livros 6

5 sistemas operacionais mais utilizados 8

6 CUSTO DE INTERNET para melhor apropriação 9

7 Detalhamento dOS casos de uso DA “NOSSA LOCADORA DE LIVROS” 11

7.1 Caso de Uso – Controlar Usuário 11

7.2 Caso de Uso – Emprestar Livro 13

7.3 caso de uso – devolver livro 15

8 sistema de locação 16

9 CONCLUSÃO 29

REFERÊNCIAS 30

1 INTRODUÇÃO

Nesta produção textual interdisciplinar, iremos apresentar os assuntos abordados no 3º semestre do Curso Análise de Desenvolvimento de Sistemas, tendo como objetivo trabalhar o conteúdo do eixo temático, incentivando a interatividade e a regionalidade auxiliando na aplicação dos conceitos até aqui estudados.

Com base no cenário proposto “Nossa Locadora de Livros”, abordaremos as atividades de acordo com os seguintes tópicos:

• Aplicar o conceito de usabilidade e o que se pode ter desse conceito em nossa Locadora de Livros;

• Identificar os sistemas operacionais mais utilizados na sua região;

• Verificar na sua região qual o custo de disponibilizar a ligação de internet visando à conexão da Locadora ao mundo;

• Desenvolver o detalhamento do Caso de Uso conforme proposto pelo Fluxo Básico e Fluxo Alternativo para cada Caso de Uso;

• E por fim, com base no cenário da Nossa Locadora de Livros, fazer a implementação de um cadastro de sistema de Locação e uma opção de busca para informações do cadastro.

2 OBJETIVO

Levar ao leitor desta produção textual o aprofundamento dos conteúdos estudados durante o semestre, bem como a aplicação prática de alguns conceitos vistos no decorrer das matérias de forma com que haja uma participação e interatividade do leitor fazendo com que ele seja o elo construtor dos significados construídos a partir de seu contexto e da produção textual.

3 SENARIO PROPOSTO. "NOSSA LOCADORA DE LIVROS"

Nossa metodologia de implantação foi especialmente desenvolvida para garantir melhor escopo, planejamento e continuidade de benefícios trazidos pela implementação do sistema MRN.:

A metodologia de implantação estabelece as fases, os métodos e os recursos necessários para obter os resultados do projeto. As fases irão definir os macro-processos da implantação. Os métodos serão formados pelo conjunto de procedimentos definidos para cada fase.Os recursos serão as pessoas, os equipamentos, as ferramentas e todo o material de apoio, necessários.

A implantação é a fase de execução do plano de projeto. Os objetivos desta fase são a preparação do sistema, a validação das funcionalidades pelos usuários-chave e o treinamento para os demais usuários do sistema.

Para atender a demanda da empresa, realizamos algumas pesquisas e testes em sistemas operacionais que estão disponíveis no mercado atual. Dentre eles, o que mais atendeu as necessidades da empresa é o linux Ubuntu 12.4. Sistema rápido, fácil, seguro e livre. Um ponto que chamou a atenção é o pacote LibreOffice que já vem instalado por padrão no SO, nesse projeto vamos utilizar sistemas de grande qualidade e de preferência FREE, ou seja, gratuitos. O ubuntu atende bem a necessidade da empresa. Vamos instalá-lo e configurá-lo nas estações de trabalho

4 USABILIDADE NA NOSSA LOCADORA DE LIVROS

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que os usuários podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.

Na Interação Humano-computador e na Ciência da Computação, usabilidade normalmente se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado. O Termo também é utilizado em contexto de produtos como aparelhos eletrônicos, em áreas da comunicação e produtos de transferência de conhecimento, como manuais, documentos e ajudas online.

A usabilidade está relacionada aos estudos de Ergonomia e de Interação Humano-computador. A usabilidade está diretamente ligada ao diálogo na interface e a capacidade do software em permitir que o usuário alcance suas metas de interação com o sistema. Ser de fácil aprendizagem, permitir uma utilização eficiente e apresentar poucos erros, são os aspectos fundamentais para a percepção da boa usabilidade por parte do usuário. Mas a usabilidade pode ainda estar relacionada com a facilidade de ser memorizada e ao nível de satisfação do usuário.

Na Nossa Locadora de Livros, a usabilidade seria usada para a facilidade de uso, facilidade do aprendizado, facilidade de memorização das tarefas, produtividade na execução das tarefas, prevenção, visando a diminuição dos erros e satisfação do usuário.

Para a usabilidade o ponto de partida do desenvolvimento é o usuário. Usuário é o termo técnico utilizado em usabilidade para referir-se a cada pessoa que utiliza o objeto em questão por meio de uma interface. A interface é o meio pelo qual a pessoa intervém, dialoga, modifica o objeto da interação. Se a interface é fácil de aprender, simples, direta e amigável, a pessoa estará inclinada a fazer uso da mesma.

A Interação Humano-Computador (HCI ou IHC) remete a clareza e facilidade de uso de interfaces eletrônicas, incluindo um programa de computador ou sítio. A disciplina de IHC visa construir o conhecimento teórico necessário para embasar o desenho de interfaces que garantam uma boa usabilidade.

Um bom sistema de Locadora de Livros faria com que tanto a acessibilidade quanto à usabilidade tivessem como foco de atenção o usuário. Vale ressaltar que a acessibilidade trata do acesso a locais, produtos, serviços ou informações efetivamente disponíveis ao maior número e variedade possível de pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com