TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias Matematica

Artigos Científicos: Novas Tecnologias Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

2.2 Justificativa (técnica/econômica/social):

Atualmente com uso de novas tecnologias na sociedade, vem se desenvolvendo no campo educacional o uso da informática como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem, onde destaca-se o aumento de salas de aula informatizadas, tanto nas escolas da rede privada como nas públicas, para a realização de atividades presenciais ou mesmo a distância.

Como educadores de Matemática da rede pública federal de ensino, percebemos ao passar dos anos, que nossos alunos demonstram menos conhecimento dos conceitos matemáticos. Mesmo que eles conheçam as definições ou enunciados de alguns conceitos, dificilmente vão conseguir aplicá-los na resolução de problemas. As definições matemáticas a que tais enunciados se referem não parecem possuir qualquer elemento concreto para os alunos, os quais por sua vez, se mostram incapazes de interpretá-las de alguma forma. São situações como essa que levam o educador a perceber a grande necessidade do uso de diferentes estratégias pedagógicas, entre elas a inserção de novas tecnologias como recurso didático.

Os educadores, de forma geral, nem sempre têm clareza das razões fundamentais pelas quais recursos tecnológicos são importantes para o ensino-aprendizagem de matemática, ou qualquer outra disciplina. Também não conseguem decidir em que situação ou momento devem introduzir o uso de novas tecnologias. Não raramente, costuma-se justificar a importância desses elementos apenas pelo caráter incentivador, o que acreditamos ser errado, uma vez que não é função do educador deixar as aulas mais alegres, para que os alunos possam gostar da disciplina ou do professor, mas sim fazer com estes alunos, através da utilização de recursos tecnológicos, façam um elo entre teoria a prática.

Para Perrenoud (1999), a melhoria do processo de aprendizagem e familiarização dos alunos com as novas tecnologias exigem a necessidade de desenvolver competências. Sendo que uma destas competências é o uso da tecnologia na educação, ele sugere que em situações-problema, os professores utilizem de preferência softwares didáticos ou aplicativos que são auxiliares diários das mais diversas tarefas intelectuais.

O papel do educador é fundamental nas propostas de inovações, até mesmo porque a qualidade de um ambiente tecnológico de ensino depende muito mais de como ele é explorado didaticamente, do que de suas características técnicas. A simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só uma garantia de maior qualidade na educação, pois a modernidade pode mascarar um ensino tradicional, baseado na recepção e na memorização de informações. (MORAN, 2000).

A utilização do computador é uma poderosa ferramenta para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. Lembrando que a mera introdução dessa ferramenta nas escolas em nada modifica o ensino. Salientamos que o computador nada mais é do que uma máquina que obedece a um programa, sendo que esse programa deve ser adequado aos objetivos que se quer alcançar.

As novas tecnologias, em especial na área da informática, estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos, sendo que aqueles que não se adaptarem com essa realidade, correm o risco de serem considerados analfabetos tecnológicos. Portanto, para evitar tal situação, as escolas, com a responsabilidade de preparar e desenvolver este aluno para atuar como cidadão crítico e ativo na sociedade, começam a observar a necessidade de seguir o ritmo do desenvolvimento tecnológico

Os Parâmetros Curriculares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com