TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ALGODÃO ORGÂNICO

Por:   •  9/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ALGODÃO ORGÂNICO

LARISSA NUNES ANSELMO[1] 

MAYUMI MARUYAMA[2]

CELSO RAMOS[3]

Resumo

O presente trabalho contribui com o estudo do algodão orgânico enfatizando a agricultura orgânica, é geralmente melhor que o cultivo convencional, pois dispensa o uso de pesticidas e agrotóxicos. O algodão orgânico é uma possível solução para diminuir com o impacto ambiental . Com uma visão metodológica, este texto tem função exploratório, descritivo e qualitativo-quantitativo. A pesquisa bibliográfica apontou poucos trabalhos a respeito da temática abordada, o que tornou necessário o levantamento de dados e uma revisão de literatura. O texto mostra a relevância e a importância do cultivo do algodão orgânico. Assim, conclui-se que as práticas orgânicas são essenciais para o campo e saúde humana.

Palavras-chave: sustentável; pequenos agricultores; diferenciação de produtos;

Introdução

Este artigo contribui para a literatura por tratar-se do tema algodão orgânico, uma área produtiva extremamente importante para a produção agrícola orgânica e com pouco aprofundamento no Brasil. Constata-se uma deficiência em pesquisas científicas a respeito da comercialização, manejo, custos  e vantagens a respeito da produção do algodão, assim, torna-se relevante analisar-se o estudo para o entendimento do setor.

O algodão orgânico é um produto não comestível sendo esse utilizado para fabricação de roupas, curativos, produtos de beleza, entre outros, se cultivado nas formas convencionais podem ser profundamente agressivos ao solo, humanos e animais, é o cultivo que mais leva agrotóxicos em seu tratamento fazendo com que cerca de 250 mil produtores adoeçam por ano no mundo todo. Quando cultivado de forma orgânica notamos uma nítida diferença e redução da emissão de gases, consumo de água e demanda da energia primária, um estudo mostra que comparado ao convencional o algodão orgânico se mostrou 46% menos propício ao aquecimento global.

Comparado com o convencional o orgânico preserva o meio ambiente e o solo através da rotação de culturas, fazendo com que os nutriente do solo não se esgotem, descartando o uso de qualquer tipo de agrotóxico, as pragas são combatidas através de plantas atrativas e as ervas daninhas são retiradas manualmente, os agricultores não dependem de empresas para a compra de sementes, pois o uso de sementes modificadas é proibido nesse cultivo, guardam suas sementes e as utilizam em outras safras. Esse método de cultivo acarreta na procura de trabalho e gera novos empregos.

O manejo do solo é o fator que mais influência no rendimento da cultura, é feito pelo método tradicional (aração e gradagem) através da força animal ou mecânica, o plantio deve ser feito em curva de nível  e as capinas devem ser feitas com um intervalo de tempo de 2 a 5 dias, isso auxilia no controle da erosão e descompactação do solo. O adubo utilizado geralmente é o esterco de curral, colocado nas covas antes da semeadura, ou a adubação verde que corresponde a plantar determinadas espécies por meio de rotação, associação ou perenes. O adubo ajuda a manter a fertilidade do solo, diminui os riscos de erosão, reduz a depredação de plantas daninhas, entre outras.

O tempo entre 15-60 dias do algodão é o mais propenso a invasões de daninhas, o controle das plantas daninhas é feito através de enxadas ou tração animal, com um intervalo de tempo de 2 a 5 dias, passado o período propenso a daninhas a “capina” pode ser feita de 10 em 10 dias. As principais estratégias para o controle de pragas são: o controle biológico aplicado, que consiste na introdução e manipulação dos inimigos naturais são feitas pelo homem, com o intuito de reduzir os danos acusados pelas pragas, e o controle com produtos naturais que constitui-se em pulverizações preventivas feitas semanalmente.

          Para identificar produtos orgânicos no mercado, é necessário ter um selo de processo de certificação, que é como garantir sua qualidade. A marca de certificação é um selo ou emblema de certificação que identifica os produtos que atendem aos padrões oficiais de produção orgânica. A certificação poderá controlar a produção, o beneficiamento e a comercialização de diversos produtos por meio de regras específicas, dando créditos aos produtores e indústrias dando segurança aos consumidores, a certificação de fazendas de algodoeiro demoram cerca de dois anos para serem aprovadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com