TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Sobre Eolica

Por:   •  13/9/2021  •  Artigo  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE ENERGIA LIMPA: ENERGIA SOLAR UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

Ariel Soares de Araújo¹

Elison Simoes de Vasconcelos Lima²

RESUMO

Neste artigo vamos apresentar as particularidades da energia solar, esta que é uma alternativa na geração de energia, que é de suma importância para as pessoas. A energia solar é uma fonte de energia alternativa e sustentável podendo ser utilizada tanto para a geração de eletricidade (pela energia fotovoltaica) quanto para aquecimento de água (com a energia solar térmica).

ABSTRACT

In this article we will present the particularities of solar energy, which is an alternative in energy generation, which is of paramount importance for people. Solar energy is an alternative and sustainable energy source that can be used both for generating electricity (through photovoltaic energy) and for heating water (with solar thermal energy).

______________________

¹Aluno do Colégio Técnico Renovação, cursando 3º semestre em eletromecânica, estagiário em programação.

²Aluno do colégio técnico Renovação, cursando 3º semestre em eletromecânica, técnico em informática e redes de computadores.

2

INTRODUÇÃO

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão.

Este tipo de energia usa-se para alimentar uma grande variedade de aplicativos e aparelhos autónomos, para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição.

Devido à crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos. Entre os anos 2001 e 2015 produziu-se um crescimento exponencial da produção de energia fotovoltaica, dobrando-se aproximadamente a cada dois anos.

A potência total fotovoltaica instalada no mundo (conectada à rede) ascendia a 16 GWp em 2008, 40 GWp em 2010, 100 GWp em 2012 e 140 GWp em 2013. No final de 2014, tinham-se instalado em todo mundo cerca de 180 GWp de potência fotovoltaica.

Graças a este crescimento, e a constante sofisticação e a economia de escala, o custo da energia solar fotovoltaica baixou gradualmente desde o inicio do seu desenvolvimento, aumentando a eficiência, e conseguindo que o seu custo médio de geração elétrica seja já competitivo com as fontes de energia convencionais num crescente número de regiões geográficas, atingindo a paridade de rede.

A energia solar fotovoltaica converteu-se na terceira fonte de energia renovável mais importante em termos de capacidade instalada a nível global, após as hidroelétricas e eólicas, e supõe já uma fracção significativa do mix elétrico na União Europeia, cobrindo em média os 3,5 % da procura de eletricidade e atingindo os 7 % nos períodos de maior produção. Em alguns países, como a Alemanha, Itália ou Espanha, atinge máximos superiores a 10 %, do mesmo modo que no Japão ou em alguns estados soalheiros dos Estados Unidos.

3

DESENVOLVIMENTO (TODOS QUEREM UM LUGAR AO SOL)

A geração própria de energia solar alcançou a marca de 6 gigawatts de potência no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A capacidade é equivalente a 40% da potência da usina de Itaipu, a maior hidrelétrica brasileira.

O aumento na demanda e a dificuldade de importação, em função do câmbio fizeram o custo dos sistemas de geração disparar. Entre março de 2020 e junho de 2021, os preços subiram até 25%, dependendo do tamanho do projeto. Em média, os valores subiram 19%.

A elevação dos custos varia conforme a potência do sistema. A maior subida se deu em sistemas de 100 kWp, sistema capaz de gerar cerca de 1.500 quilowatts-hora (KWh), o suficiente para abastecer um comércio de médio porte.

O custo de um projeto com essa potência, atualmente, está na casa dos 330 mil reais. Muito longe de se tornar um sistema popular devido a seu alto preço praticado no Brasil.

Sistema Solar ligado a rede, isso é possível? Sim, é possível.

  • O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica;

  • O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa;
  • A Energia Solar é distribuída para sua casa ou empresa;
  • A Energia Solar é usada por utensílios e equipamentos elétricos;
  • O excesso de energia vai para a rede da distribuidora gerando créditos.

Figura 1- Projeto

[pic 1]

FONTE:https://www.portalsolar.com.br/como-funciona-energia-solar.html

4

O Painel Solar gera a energia solar fotovoltaica

O Painel Solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são conectados uns aos outros e então conectados no seu Inversor Solar:

O Inversor Solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa

Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos de corrente contínua (CC) para corrente elétrica alternada (CA). Ou seja, o inversor transforma a corrente em energia elétrica que pode ser usada em sua casa ou empresa para a TV, computador, máquinas e qualquer equipamento elétrico que você precise usar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com