TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo que Pesquisei Fala Sobre GNSS

Por:   •  14/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

O artigo que pesquisei fala sobre GNSS, mostrando o que é e sua ideia principal, sua modelagem atmosférica e mostra os principais métodos de posicionamento. Achei o arquivo bem completo e interessante.

As principais fontes de erro que influencia na medida GNSS são problemas que depende do satélite, como erro no relógio do satélite ou nas efemérides (precisão da posição), pode ter problemas que dependente das antenas-receptores, como erro no relógio do receptor, os multi-Trajetos que podem aparecer dando interferência do sinal, pode ocorrer variações do centro de fase das antenas ou aparecer ruídos dos Receptores, atrapalhando a precisão. Pode-se citar também problemas que dependente do meio de propagação, como por exemplo atraso ionosférico ou atraso troposférico.

O Atraso ionosférico quando a velocidade da luz varia sob a condição atmosférica, a camada mais alta da atmosfera, chamada de ionosfera, tem partícula carregada que atrasa os códigos e adianta as fases. A dimensão desse efeito é pior durante o dia do que a noite. O atraso ionosférico não modelado pode afetar a precisão de até dez metros.

O atraso troposférico ocorre quando os sinais sofrem atrasos nas fases e nos códigos. Esse atraso é causado pela componente seca e húmida. Os principais problemas relacionam-se com a húmida (vapor de água), isso tudo na camada baixa da atmosfera.

Os principais métodos de posicionamento GNSS são: Posicionamento por Ponto, Absoluto ou Autônomo que utiliza apenas um receptor para realização do posicionamento, traz posição em tempo real, precisão de 10 metros, muito usado para navegar com baixa precisão ou levantamento expedito.

O Posicionamento por Ponto Preciso – PPP utiliza apenas um receptor para conseguir os dados (L1/L2), precisa de um longo tempo para ocupar o ponto de interesse e proporcionam posições com precisões em centímetros, mas não em tempo real, onde tem que se enviar a informação para um pós-processamento.

O Posicionamento Relativo utiliza no mínimo dois receptores (L1 ou L1/L2) que rastreiam ao mesmo tempo, realizando o posicionamento, tem que instalar um dos receptores em um ponto com coordenada conhecida e normalmente precisa de um longo tempo de ocupação do ponto, tem alta precisão, mas precisa de pós-processamento dos dados, não é em tempo real.

O Posicionamento Relativo Cinemático em Tempo Real – RTK, utiliza no mínimo dois receptores (L1/L2), que rastreiam ao mesmo tempo, um dos receptores tem que está em um ponto com coordenadas conhecidas, as informações são passadas para a estação móvel, tem que ter um link de rádio ou outros tipos de comunicação como a internet (NTRIP) entre eles, tem precisão de centímetros em tempo real.

O estudo do artigo pesquisado foi bem conduzido, a metodologia do artigo em questão pode ser reproduzida, pois o estudo foi bem conceituado, bem contextualizado, ele explica de modo detalhado o que é o GNSS, e o interessante desse trabalho é que ele explica os efeitos da atmosfera sobre esse sistema, deixando bem claro a questão da ionosfera e troposfera. Além disso o autor comenta dos principais tipos de posicionamento.

Diante dessas analises ficou claro que para fazer o levantamento do perímetro de uma propriedade para um processo de Georreferenciamento de Imóveis Rurais é importante entender o que é GNSS e qual é o tipo de receptor e método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com