TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banimento ou Não do Amianto

Por:   •  27/6/2017  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 3.2

 O Amianto mata!

   Os efeitos nocivos e cancerígenos causados pelo amianto já foram comprovados. Além das doenças crônicas, decorrentes do contato com o mesmo, como a asbestose, doença crônica pulmonar e doenças infecciosas do aparelho respiratório.

   Segundo informações do Ministério da Saúde, somente no período de 2000 a 2010, houveram 2,4 mil mortes causadas somente pelo câncer do amianto, o chamado mesotelioma. Nessas 2,4mil mortes não estão consideradas as mortes por câncer de pulmão e do trato gastrointestinal, muitas vezes causadas pelo contato com o amianto.

   Os números são alarmantes! Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que até 2030 serão 10 milhões de mortes relacionadas ao câncer do trato respiratório, pulmões e laringe. Mais alarmante ainda é saber que ainda existe toda uma discussão polêmica na validação da lei sobre o banimento ou não do uso do amianto.

    Até quando irão legislar com base em cunhos econômicos e não legislar com base na segurança da saúde do trabalhador?

    Sendo o Brasil um dos poucos produtores mundiais, é óbvio que há todo um interesse econômico em não suspender o uso do amianto. Muito se perderia economicamente.

    Há vertentes que defendem seu uso alegando que a crisotila, uma variedade do amianto, não é prejudicial. E que o banimento de toda e qualquer variedade do amianto prejudicaria demasiadamente os exportadores da crisotila. Porém há diversos estudos e comprovações de que a crisotila é tão prejudicial quanto o amianto. E que seu uso também seria, portanto, extremamente prejudicial à saúde do ser humano.

   Acredito que hajam interesses políticos e econômicos em banir o uso. Porém acredito mais ainda que independentemente de haver esses interesses há que se levar em conta o quão é nocivo esse produto e, por isso sou a favor do banimento.

   Há que se preservar e zelar pela saúde do ser humano!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com