TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO E SUBDIVISÃO DA GEOLOGIA

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  1.464 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO CAMILO FILHO

GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA

PROF. WILSON MARTINS

ALUNO: ARTHUR VINICIUS DE MOURA CARVALHO

5º BLOCO

A GEOLOGIA E SUAS SUBDIVISÕES

Teresina, 15 de fevereiro de 2016

  1. CONCEITO E SUBDIVISÃO DA GEOLOGIA  

É a ciência que estuda a Terra, sua formação, composição, seus processos internos, externos e sua evolução no espaço e no tempo. A geologia como ciência, procura decifrar a história geral da Terra, desde o momento em que se formaram as rochas até o presente, distinguindo-se, para efeito didático, em Geologia Geral ou Dinâmica e Geologia Histórica.

DINÂMICA: É o estudo da composição, estrutura e dos fenômenos genéticos formadores da crosta terrestre, assim como do conjunto geral de fenômenos que agem não somente sobre a superfície, como também em todo o interior do nosso planeta.

HISTÓRICA: Estuda e procura datar cronologicamente a evolução geral, as modificações estruturais, geográficas e biológicas ocorridas na história da Terra.

  1. RAMIFICAÇÕES DA GEOLOGIA

 PETROLOGIA: é a ciência das rochas no sentido estrito, constituindo a base das ciências geológicas, importante porque através dos processos de transmutação dos elementos, chega-se a fazer a datação das rochas, composição química e cristalografia. A petrologia está agrupada em três campos de estudo principais: ígneasedimentar e metamórfica.

PALEONTOLOGIA: Da mesma forma que podemos dividir a nossa vida em etapas, infância, juventude, maturidade e velhice; a existência da Terra também pode ser dividida em vários momentos. Para tanto os especialistas criaram uma terminologia apropriada. A paleontologia é a ciência que estuda os fósseis. Para os cientistas realizarem a reconstituição da história da Terra, eles se baseiam nos estudos das rochas e dos fósseis. O estudo dos fósseis, isto é, dos restos ou vestígios de seres orgânicos (vegetais ou animais) que deixaram suas marcas nas rochas sedimentares da crosta terrestre, permite aos estudiosos saber também sobre o passado da Terra.  

ESTRATIGRAFIA: A estratigrafia é a ciência do ramo da geologia que estuda e descreve os estratos. Classicamente define-se como a descrição de todos os corpos rochosos que formam a crosta terrestre e estabelece relações entre a sua distribuição no espaço com a sua sucessão no tempo para interpretar a sua história geológica. O objetivo fundamental da estratigrafia é através da observação das unidades litológicas e das suas propriedades chegar ao seu modo de origem estabelecendo a sua evolução temporal e espacial. Fundamentalmente a estratigrafia estuda as relações no espaço e no tempo dos conjuntos líticos e dos acontecimentos neles registados, de modo a chegar à reconstituição da história na Terra. Ao falarmos em estratigrafia devemos ter sempre presente a definição de estrato, assim, define-se como estrato ou camada os conjuntos diferenciados de corpos líticos com características que os distinguem de outros que os precedem ou sucedem. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com