TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Case comunicação

Por:   •  6/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

SINOPSE DO CASO: O novo Túnel de Jóa  [1]

Danielle  Lisboa  ²

                Ingrid Magalhães ³

1 DESCRIÇÃO DO CASO

 

        Os túneis exercem um papel fundamental na sociedade pois facilitam o transporte de cargas e a passagem de veículos, podendo realizar a ligação entre duas secções de uma estrada ou uma via férrea sendo essenciais para o planejamento urbano.

Para a construção destes é necessário um análise no processo de formação do solo onde é determinado a caracterização mineralógica necessária para o processo de escavações.

Com esse intuito o túnel de Jóa foi construído na década de 70 no Rio de Janeiro permitiu a integração entre os bairros da Lagoa e da Barra de Tijuca. Possuindo 426 metros de extensão suas galerias atravessam com uma largura de 2 por 7 m atravessando o maciço da pedra da Gavéa sob o morro de Jóa.

Sendo considerado o primeiro Túnel de galerias sobrepostas pioneiro nesse tipo de solução de engenharia devido à grande demanda de veículos e carga veem passando por diversos transtornos verificando que o túnel não atende as necessidades da região. Nesse intuito foi contratado um consultor geotécnico, Eng.ª Alberto convocado para orientar a solução do problema é analisar a viabilidade de um novo túnel, com o perfil geológico já existente.

No lugar do Eng. Alberto será estabelecido critérios para solucionar o problema, além de analisar onde em qual trecho será construído o túnel, baseando- se nas informações detalhadas em faixas, trechos além de observa o processo de formação de rochas descrevendo a origem a composição química, mineralógica, textura e espessura.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

O Túnel de Joá possui uma localização entre as praias de São Conrado é Tijuca onde há a existência de montanhas e serras.  Por encontra-se em uma região montanhosa cercado por lagos é uma floresta tropical, podemos encontrar rochas e diversos tipos de minerais.  

 “As rochas que compõem o túnel de Joá são gnáissicas, migmatíticas, com composição granocliorítica a granítica. Os minerais constituintes principais são: microlina, plagioclásio, biotita quartzo, hornblenda e alguma granada. Há predominância de minerais feldspáticos, mas também ocorrem litotipos ricos em minerais máficos. (CAMPOS ,2006, pg.25).

Esse tipo de formação rochosa ocorreu devido a depósitos sedimentares no período Pré- Cambiano, que após o processo de soterramento foram se modificando em função da pressão e da temperatura transformados nas rochas acimas citadas. O Gnaisse e as migmatíticas são rochas classificadas como metamórficas possui características intrusivas. Podemos observa também algumas alterações.

Segundo Campos (2006) as alterações de intemperismo não tem muita pertinência a mas presente são as transformação hidrotermais que consiste na ação do fluido aquoso com o quente. Sendo presente no levado de Joá pois é evidente as transformações de minerais desenvolvidas por estruturas tectônicas congruentes e outras a processo metamórficos.

Quanto as minerais encontramos a microlina (KAlSi3O8) constituída de rochas ígneas e comum em rochas metamórficas, pertence ao grupo dos silicatos, possui uma clivagem perfeita, ocorrem em alguns granitos e gnaisses.  No tunél de Joá encontra-se com um litotipo de cor rósea leuco e mesocrático, bandado, semifacoidal a facoidal não demostrando sinais de intemperismo.

O plagiocásio com composição química (NaAlSi3O8 e CaAl2Si2O) são minerais constituídos por albita, oligoclásio, andesina, labradorita, bytownita e anortita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com