TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle de Custos

Por:   •  12/9/2021  •  Monografia  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 8

  1. 1 INTRODUÇÃO

Um dos fatores de sucesso para cada projeto é realizar o gerenciamento dos custos. Vinculando as maneiras de gerenciar os custos de projeto ao segmento da construção civil a análise e apuração dos custos durante a execução da obra possibilita ao construtor enxergar os principais desvios no orçamento, os impactos que uma mudança de escopo podem causar em custo e prazo, facilita o controle do escopo do projeto e auxilia na apuração da economia.

Para implementar o controle de custos do projeto é necessário analisar e estudar o escopo e orçamento previsto, conforme demonstra a figura 1 a seguir, é necessário analisar todas as fases de iniciação e abertura do projeto para definir as formas e ferramentas de gerenciamento dos custos e estar alinhado com as formas de desembolso da empresa ou cliente, para estabelecer uma curva financeira do projeto. A curva financeira, irá auxiliar na análise da metodologia de controle a ser implantada.

Figura 1 Planejar o gerenciamento dos custos: Entradas e Saídas

[pic 1]

Fonte: Guia PMBOK (2017)

         Segundo Ballard (2004) é necessário determinar metas para atingimento dos custos e ações para alcançá-las. As metas aumentam a competitividade do projeto e comprometimento das equipes envolvidas para alcance dos resultados almejados. Através das metas, as análises de possíveis reengenharias são feitas com frequência e contribuem para análise sistêmica de novos projetos.

         O gerenciamento de custos precisa ser desenvolvido de maneira a garantir que o projeto termine dentro do orçamento aprovado e precisa estar alinhado ao planejamento, orçamento, financiamento e gerenciamento das metas PMBOK® (2017).

  1. oBJETIVOS

1.1.1 Objetivo geral

Analisar as metodologias de gerenciamento de projetos aplicados no controle de custos diretos no segmento da construção civil.

1.1.2 Objetivos específicos

Os objetivos específicos desta monografia são:

  • Definir quais são os custos diretos;
  • Analisar os registros de gerenciamento de projetos;
  • Indicar como podemos aplicar o gerenciamento de projetos no gerenciamento dos custos diretos nas obras.
  • Análise de boas práticas aplicadas de acordo com o PMBOK no controle de custos dos projetos.

1.2 JUSTIFICATIVA

Com o crescimento dos custos de produção da construção civil, e aumento da concorrência de construtoras deste setor, faz-se necessário a gestão de custos da obra como uma maneira de gerir o projeto, para que além de ser utilizado como um projeto base para novos negócios, possa perpetuar a gerencia dos custos dos projetos dentro da organização a ser instalada.

Faz-se importante analisar quais as metodologias de gerenciamento de custos de um projeto e aplica-las no controle dos custos de construção civil, para facilitar e garantir a apresentação dos resultados e índices deste campo, garantir que com a utilização de ferramentas e aplicação das metodologias, os números apresentados, serão assertivos e mais realistas.

De forma mais pragmática, estudar a aplicação de um sistema de gestão dos custos diretos da construção civil.

1.3 METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido através de pesquisas teóricas, consultas bibliográficas, trabalhos acadêmicos, artigos científicos além de livros especializados no tema.

Através da pesquisa bibliográfica, que buscou compreender as metodologias aplicadas no gerenciamento dos custos diretos da construção civil, nas perspectivas dos autores, Aldo Dórea Mattos,  Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro e Marcos Crivelaro, Evandir Megliorini, Adriano Leal Bruni e Rubens Famá, serão coletados dados e aplicados neste estudo, que tem como objetivo disseminar o conhecimento de gerenciamento dos custos diretos em obras.

Os artigos e  trabalhos acadêmicos, serão fontes que vão enriquecer as argumentações deste trabalho, e serão apresentados de maneira clara e objetiva, não descartando também, a analise de projetos que tiveram sucesso na implantação do gerenciamento dos custos.

1.4 ESTRUTURA DO TRABALHO

Este trabalho estará estruturado em cinco seções.

A Seção 1 apresentará a Introdução, que é composta pelos seguintes itens: texto de conceituação e caracterização do tema; Objetivos; Justificativa; e Metodologia.

A Seção 2 será a determinação das informações necessárias para realizar o controle de custos dos projetos, será realizada a análise de práticas do PMBOK e outras referências;

A Seção 3 está destinada ao cenário da construção civil e alinhamento aos controles de custos utilizados atualmente;

A Seção 4 analisará a eficácia das medidas de controle de custos em projetos e será realizada a comparação das medidas de controles aplicados na construção civil.

A Seção 5 relatará as conclusões do trabalho e indicará a metodologia mais eficiente no controle de custos.

 1.5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADES

07/11

14/11

21/11

28/11

05/12

12/12

19/12

26/12

02/01

09/01

16/01

23/01

30/01

Revisão do projeto - Seção 1

X

Ampliação das referências

X

X

X

X

X

X

Seção 2 - Análise de referências e aplicação das práticas para realizar o controle de custos de projetos;

X

X

X

X

Seção 3 – Análise do cenário atual da construção civil e da importância do gerenciamento dos custos;

X

X

X

X

X

Seção 4 – Análise da eficácia das medidas de controle de custos em projetos e será realizada a comparação das medidas de controles aplicados na construção civil;

X

X

Seção 5 – Conclusão

X

X

X

Revisão final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

Entrega final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com