TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle E Analise De Custos

Exames: Controle E Analise De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1

1) O que você entende por Patrimônio?

É o conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física ou a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente de sua finalidade que pode, ou não, incluir o lucro.

2) Qual o campo de aplicação da Contabilidade?

A Contabilidade é aplicada a pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, como por exemplo, na gestão das atividades de uma empresa; concessão de empréstimos pelos bancos; cobrança de impostos pelo Governo; prestação de contas à sociedade (entidades públicas); análise de investimentos; matéria-prima para as atividades de fiscalização de órgãos públicos ou privados. Assim, a Contabilidade alcança sua finalidade através do registro, da classificação, da demonstração, da auditoria, da análise e da interpretação de todos os fatos relacionados com a formação, movimentação e variações do patrimônio administrado, vinculado à entidade, que pode pertencer a um grupo ou à sociedade como um todo. Sua finalidade é, pois, assegurar o controle desse patrimônio, fornecendo a seus administradores informações e orientações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio ou sociedade em geral) e demais pessoas a ele relacionadas, as informações e interpretações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.

3) Quem são os usuários da informação contábil?

Os usuários tanto podem ser internos, como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela entidade devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro.

4) Quais os objetivos da Contabilidade nas organizações?

A análise de balanços, a mensuração e análise dos custos, o planejamento, a auditoria e o controle das operações, o processo de tomada de decisões, entre outros. Configura-se, portanto, num sistema de apoio à decisão, voltado para a função administrativa do controle de gestão.

5) Como está estruturada a Contabilidade na sua organização? Ela possui características eminentemente legalistas, ou atende aos aspectos gerenciais?

A Contabilidade da Prefeitura de Camboriú é estruturada, segundo a Lei nº 4.320/64, em quatro sistemas contábeis que interagem entre si, objetivando o acompanhamento orçamentário, a composição financeira e patrimonial, bem como a evidenciação de compromissos assumidos pela Administração pública, nas contas de compensação. Os sistemas de contas da Contabilidade Pública são classificados em: Sistema Orçamentário, Sistema Financeiro, Sistema Patrimonial e Sistema de Compensação. Ela possui características legalistas, porém apresenta aspectos gerenciais, lembrando que a própria estrutura formal da contabilidade pública é diferente daquela da contabilidade privada (empresarial).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com