TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

IGLAN FONSECA DE PAULO

201420896

Relatório Visita Técnica – Intercement

LAVRAS

2018

Relatório Visita Técnica – Intercement

Relatório apresentado à disciplina de Processamento de Materiais Cerâmicos I – GNE388

                        Prof.: Dr. Camila Soares Fonseca

  1. Introdução e Objetivos

Os primeiros registros da utilização do cimento data de aproximadamente de 2500 anos AC, os monumentos egípcios como as pirâmides já utilizavam uma liga da mistura de gesso calcinado, assim como nas obras gregas e romanas, que foram construídas através da utilização de solos vulcânicos, que possuíam propriedades de endurecimento sob a ação da água. Nos dias de hoje o cimento é uma das principais matérias primas das construções.

No dia 13 de novembro de 2018 os alunos do curso de engenharia de materiais e engenharia de controle e automação participaram de uma visita técnica a Empresa Intercement, localizada no município de Ijací-Minas Gerais, que teve como objetivo apresentar o espaço físico do local e mostrar aos alunos métodos e rotas para a produção de cimento, além da parte controle e automação que possui a empresa.

  1. Visita

Ao iniciar a visita os alunos foram recebidos pelos técnicos da empresa que estavam no local, cujo foram apresentados em um auditório as plantas nacionais e internacionais que a empresa possui, e uma abordagem inicial de qual produtos que a empresa trabalha. Foram abordados quais tipos de cimento a empresa detém e quais suas aplicações, como por exemplo o CP2F que é um tipo de cimento utilizado de forma geral, assim como CP5 ARI RS entre outros que foram apresentados.

Foram apresentados dados como a capacidade de produção da empresa que está por volta de 2 milhões de toneladas. A intercement faz o uso das mais avançadas tecnologias e tem seus processos automatizados, digitalizados e controlados pelo laboratório central garantindo a qualidade total do cimento.

A origem do cimento vem das minas de calcário, a empresa possui duas minas ativas no local, no qual uma delas é chamada de Mármore Silicoso, que é rica em elementos como cálcio, silício, alumínio e ferro sendo esses os responsáveis por reagir entre si a fim de formar as agulhas características da estrutura do cimento que será a responsável por dar característica de resistência do material. Porém essas proporções não são adequadas, sendo necessário a adição de aditivos a essa massa, como argila, minério de ferro entre outros.

Assim sendo o minério é extraído através da detonação, e após a explosão caminhões caçamba recolhem o material e os levam para a britagem, esse material também é recolhido para uma análise química laboratorial. O britador reduz o tamanho das pedras para uma granulometria de menor tamanho e uniforme, e as esteiras são as responsáveis por conduzir o material até os depositos de pré-homogenização.

Na pre-homo o calcário é extraído da mina e armazenado. A qualidade do cimento requer materiais quimicamente homogêneos, para isso são empregados sistemas de empilhamento a fim de unificar as camadas provenientes de diferentes lotes. O calcário segue para a dosagem, na dosagem a matéria vinda da pré-homo forma uma mistura ideal de calcário, argila e minério de ferro, esse trabalho é feito por balanças dosadoras controladas pelo laboratório central , essa mistura vai para o moinho de cru, essa farinha de cru é transportada para os cilos de farinha para obter uma composição química ideal, o material passa pelos ciclones e em seguida pelo calcinador, lá então é separado, e a farinha é pre-aquecida, iniciando então a liberação do CO2 acelerando a descarbonatação e facilitando assim o trabalho do forno . No forno a farinha de cru vindas dos ciclones é severamente aquecida até seu ponto de fusão com temperaturas que podem chegar até a 1400 ºC com a presença do coque de petróleo, cria-se assim uma fase liquida, que através do seu resfriamento o material passa para o estado solido, formando assim o clínquer, a base do cimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com