TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESEMPENHO ESTRUTURAL E DE ESTANQUEIDADE DE UMA EDIFICAÇÃO

Por:   •  4/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

 CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CATHARINA HELENA DRESCH GABOARDI

DESEMPENHO ESTRUTURAL E DE ESTANQUEIDADE DE UMA EDIFICAÇÃO

CAXIAS DO SUL

2021

1      INTRODUÇÃO      

        A indústria da construção civil brasileira, muito frequentemente, utiliza de sistemas de vigas, lajes e colunas de concreto armado em prédios residenciais de vários andares. Isso é parcialmente justificado pela escassez de áreas urbanas disponíveis para construção civil, principalmente nas regiões metropolitanas das grandes cidades do país. Essa situação força uma solução de prédios cada vez mais altos, abrigando o máximo de moradores com constante aumento do número de pavimentos, seja pela disponibilidade de concretos de maior resistência e mais técnicas de construção simplificadas, ou devido à demanda espontânea do mercado por novas moradias.

        Entretanto, o aumento da altura do prédio, aliado à rapidez do processo de construção, altera significativamente a resposta estrutural do edifício em termos de forças e deslocamentos. Os efeitos do tempo sobre a edificação (fluência, retração e envelhecimento) podem causar alterações no comportamento geral da estrutura, cujo devem ser devidamente analisadas para que as condições atendam a demanda do serviço, conforme regulamentado, assegurando a vida útil do edifício (HELENE, 2014).

        Dado isso, o objetivo deste artigo é discutir e identificar as principais manifestações patológicas associadas com os processos construtivos de um edifício de concreto armado, com foco nos aspectos relativos à suas causas e possíveis soluções, sendo a detecção por meio de inspeção visual e testes não destrutivos.

2      CARACTERIZAÇÃO DA EDIFICAÇÃO

O objeto de estudo adotado para o presente relatório trata-se do condomínio residencial denominado Residencial Porto dos Vinhedos, de propriedade e realização da empresa MRV Engenharia e Participações S.A. O residencial localiza-se na Rua Santo Dalfovo, nº 237, no Bairro Panazzolo, no município de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. O condomínio é composto por duas torres de onze pavimentos cada, com oito apartamentos por andar, e 12 blocos com cinco pavimentos cada, com quatro apartamentos por andar, totalizando um número de 416 apartamentos residenciais.

O terreno onde se encontra o residencial ocupa uma área de 17.430,70m², como apresenta a figura 1.

Figura 1 – Visão aérea da implantação do Residencial Porto dos Vinhedos.

[pic 2]

                     Fonte: MRV (2021).

Os apartamentos presentes no empreendimento possuem mais de uma tipologia de planta, cujo as áreas totais podem variar de 38,49m² à 44,46m² cada. Além disso, existem apartamentos PCD, adaptados para atender pessoas com deficiência. A figura 2 a seguir demonstra o modelo de planta do apartamento presente em maior quantidade nas torres. O condomínio também conta com áreas comuns e de lazer como depósito de lixo, casas de máquinas, salão de festas, espaço gourmet, piscinas adulto e infantil, vestiários, playground, bicicletário e pomar.

Figura 3 – Modelo de planta do apartamento dominante nas torres

[pic 3]

                    Fonte: MRV (2021).

Referente a seus sistemas construtivos, o empreendimento adota de paredes de concreto armado com finalidade estrutural executadas com o auxílio de formas e esquadrias de janelas de alumínio assentadas em massa e fixadas com parafuso.  Atualmente o percentual concluído do andamento geral da obra é de 89%, com aproximadamente 80 funcionários ativos no canteiro desempenhando diversas funções.

3     IDENTIFICAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS

        A partir do acompanhamento diário no canteiro de obras do residencial, realizou-se um levantamento de dados referente as manifestações patológicas de maior frequência no empreendimento. Dentre elas, identificou-se em sua maioria, fissuras em paredes e infiltrações em janelas. Todas as manifestações detectadas foram identificadas através de análises visuais e semelham-se entre as demais em seus aspectos. Visando aprofundamento, as manifestações foram fotografadas ao longo levantamento de dados e serão apresentadas através das figuras a seguir.

3.1   Infiltração em janelas

Figura 4 – Infiltração em janelas

[pic 4]

                    Fonte: Acervo pessoal da autora. (2021).

Figura 5 – Infiltração em janelas

[pic 5]

                        Fonte: Acervo pessoal da autora. (2021).

Figura 6 – Infiltração em janelas

[pic 6]

Fonte: Acervo pessoal da autora. (2021).

Figura 7 – Infiltração em janelas

[pic 7]

                      Fonte: Acervo pessoal da autora. (2021).

Figura 8 – Infiltração em janelas

[pic 8] 

Fonte: Acervo pessoal da autora. (2021).

3.2   Fissuras

Figura 9 – Fissura em paredes

[pic 9]

Fonte: Acervo pessoal da autora. (2021).

Figura 10 – Fissura em paredes

[pic 10]

Fonte: Acervo pessoal da autora. (2021).

Figura 11 – Fissura em paredes

[pic 11]

Fonte: Acervo pessoal da autora. (2021).

Figura 12 – Fissura em paredes

[pic 12]

Fonte: Acervo pessoal da autora. (2021).

4     ESTUDO DE CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

        Em nível nacional e internacional, há uma série de estudos para identificar o original fonte das manifestações patológicas encontradas em estruturas de concreto armado, sem pesquisadores chegando a um consenso sobre a influência de cada uma dessas fontes. No entanto, há é uma certa concordância dos pesquisadores quanto à natureza dessas fontes, que geralmente são classificados em: Design, Construção, Materiais e Uso (HELENE, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com