TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Fundações

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

Em virtude da quantidade de andares (25) da edificação, haverá uma alta carga nas fundações. Portanto, recomenda-se a utilização das fundações profundas, por exemplo, as estacas, os tubulões e os caixões.

As estacas são fundações que atingem camadas mais profundas e podem ser pré-moldadas ou moldadas in loco. As estacas escavadas e moldadas in loco são recomendadas para esse tipo de edificação (alta carga nas fundações), mas deve-se previamente fazer a prospecção do solo para verificar as características dele, tal como a profundidade do solo resistente e o coeficiente de atrito dele.

Para esse solo não se recomenda a utilização da estava broca mecânica, uma vez que devido ao nível alto do lençol freático pode haver desbarrancamento do solo. Também não se recomenda a estaca Strauss ou as estacas de madeira.

Seria interessante que se utilizasse, para essa situação, as estacas Franki (moldadas in loco). O procedimento de execução dessa estaca inicia-se cravando um tubo metálico que serve de revestimento. Quando a estaca alcança a profundidade de cravação definida em projeto, sua base é alargada formando um bulbo; após a cravação a armadura de aço é inserida e em seguida é realizada a concretagem e retirada da camisa metálica, tomando-se o cuidado para evitar o desmoronamento do solo e entrada de água, que pode comprometer a execução. Uma das desvantagens desse processo é o tempo de execução, que é demorado, o que torna a produtividade de execução baixa.

Tubulões, por sua vez, são elementos de fundação profunda que consistem na perfuração de um poço até camadas mais profundas nas quais se encontra a resistência necessária para descarregar a carga. Ele é preenchido com concreto simples, o que relativamente o torna de menor custo. A mão de obra para executá-lo não é onerosa. Contudo, deve-se se ter cuidado, devido ao fato de que podem ocorrer desmoronamentos em consequência do nível de água alto que se apresenta nesse solo arenoso. Esse fator também compromete tubulações que utilizem ar comprimido. O tubulão é um tipo de fundação perigosa na execução, pois necessita-se que um trabalhador escave dentro do buraco, aumentando a base.

A estrutura do tubulão antes da concretagem deve estar encamisada com anéis metálicos ou em concreto. Tubulões a céu aberto são indicados exclusivamente para solos coesivos do tipo argilas, siltes e areias argilosas. Os tubulões a ar comprimido podem ser executados em solos menos coesivos que oferecem riscos de desmoronamentos por serem menos estáveis.

Caixões são elementos de fundação profunda de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna. Podem ter ou não base alargada e serem executados com ou sem ar comprimido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com