TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenho Técnico

Por:   •  9/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

Sobre a Cotagem

A Norma NBR 10126 nos mostra alguns principais pontos da Cotagem:

Toda cotagem necessária para descrever uma peça ou componente, clara e completamente, deve ser representada diretamente no desenho.

A cotagem deve ser localizada na vista ou corte que represente mais claramente o elemento.

Desenhos de detalhes devem usar a mesma unidade (por exemplo, milímetro) para todas as cotas sem o emprego do símbolo. Se for necessário, para evitar mau entendimento, o símbolo da unidade predominante para um determinado desenho deve ser incluído na legenda. Onde outras unidades devem ser empregadas como parte na especificação do desenho (por exemplo, N.m. para torque ou kPA para pressão), o símbolo da unidade apropriada deve ser indicado com o valor.

Não especificar os processos de fabricação ou os métodos de inspeção, exceto quando forem indispensáveis para assegurar o bom funcionamento ou intercambiabilidade.

Ocasionalmente a cotagem funcional escrita indiretamente é justificada ou necessária..

A cotagem não funcional deve ser localizada de forma mais conveniente para a produção e inspeção.

[pic 1]

Sistema CAD em desenho técnico.

Introdução.

Os documentos ( arquivos, files ) são designados pelo seu nome, ao qual é normalmente acrescentada uma extenção ( extencion, file type ), que serve para diferenciar o tipo do documento, ou aplicação que lhe deu origem.

Os documentos são quardados na forma codificada, na qual só existem dois fatores distintos, 0 ( zero ) e 1 ( um ). Define-se assim o bit ( binare digit ), onde se associam  vários caracteres para formar as palavras.

Um byte são 8 ( oito ) bits, kilobyte ( KB ), mega byte ( MB ), e giga byte ( GB ), significando respectivamente, mil, um milhão, e mil milhões de bits.

São agrupados em pastas ( folders ), disquetes, discos, CD-ROMS, Toda codificação e decodificação automaticamente.

Sistema CAD usado na pratica.

Corresponderia a descrever como funciona comando disponíveis, o que fazem, como se interligam e como estão hierarquizados e a que resultados cada um deles conduz.

Tudo isto constitui o objetivo dos manuais de cada sistema CAD.

Entidade de Geometria

 Qualquer elemento gráfico pode constituir-se ou não como uma entidade.

O desenho de um quadrado pode também constituir-se como quqadrado entidades distintas ( os quadrados segmentos que constituem os seus lados ), ou três ( dois segmentos e outros dois segmentos referentes aos outros dois lados ) em cada manipulção o quadrado pode ser considerado em partes. 

Em qualquer dos casos : uma, duas, três, ou quatro entidades geométricas como constituintes do desenho de um quadrado, o resultado gráfico do ponto de vista de uma manipulação pode ser ainda o mesmo.

No caso de o  quadradoser considerado pelo usuário como uma entidade com uma só seleção de entidades a manipular. No caso de ser considerado como quadrado entidades, então, para que todo quadrado possa estar sujeito a uma mesma manipulação, quadrado seleções de entidades a manipular devem ser feitas.  

Um grande acesso aos computadores, programas e recursos informacionais foi possível à maioria da população, principalmente no Ocidente nas décadas 80 e 90. Com essa evolução, surgiram reformulações dos métodos de trabalho em muitos setores.  Como por exemplo, a edição de livros, revistas, jornais e as impressões das produções de documentos por meio de computadores.

Em engenharia, na área Civil, Mecânica, Arquitetura, etc, o tradicional projeto realizado na prancheta foi substituído pelo Computer Aided Design. Conhecido como Sistemas CAD, uma expressão comercial para um conjunto de programas de computação gráfica hierarquizados segundo uma estrutura lógica de utilização.  Consistiu em computador e software adequados, bem como no arquivamento e alteração mais fáceis dos desenhos.  Além disso, possibilitou também a obtenção de informações relevantes, tais como: áreas de uma planta, medições de elementos para orçamento ou a quantidade de um dado componente num equipamento.

Os desenhos passaram a ser representados em 3D e 2D, a partir de imagens detalhadas das peças em qualquer posição e com diferentes efeitos de visualização, automaticamente.  Como por exemplo, a imagem a seguir:

[pic 2]

[pic 3]

E possível obter imagens foto realista, atribuída em uma cena podendo utilizar materiais, efeito de sombra e luz, com diversos sombreados para realização da imagem. Pode-se utilizar este recurso de foto realista em aplicações de engenharia civil e mecânica sem que utilize detalhe, pode-se explicar um pouco como são obtidas as imagens.

Pode se utilizar diversos materiais atribuindo neles as suas próprias propriedades sob efeitos da luz, desde cor, brilho e transparência além de utilizar diversas texturas e tipos de luminosidade como exemplo lâmpadas.com os materiais utilizados podem-se atribuídas diversos testes para obter o quanto o material suporta a diversas questões como tensões, temperatura, frequência de vibração e cargas de instabilidades que facilmente pode ser visualizado explicitamente em forma de gráfico.

Estes tipos de análise em aplicações de simulação de ação dinâmica em mecanismo sob ação força e binários, mas também pode utilizar em edifícios e estruturas especiais sob ações sísmicas ou mesmo devido à circulação de veículos como no caso especifico de pontes e viadutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (260 Kb)   docx (202.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com