TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EQUILÍBRIO DE FORÇAS EXPERIÊNCIA

Por:   •  18/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

ANNE CAROLINE, ELIAS DANIEL, EVELYN PASSOS, GABRIEL REIS, VITOR REZENDE, WESLEY SFALSIM

ID 64

EQUILÍBRIO DE FORÇAS

EXPERIÊNCIA I

SERRA, ES

2019

OBJETIVO

Como objetivo, o presente experimento visa avaliar as condições de equilíbrio estático de um corpo, através da decomposição de forças, calculando a resultante das forças através da análise de erro e incertezas a partir do efeito da mudança de ângulo no módulo da força resultante e o manuseio do dinamômetro.


INTRODUÇÃO

Segundo a física, o método estático de medida de forças, está baseado na medida da variação de forma ou tamanho de um corpo, sobre o qual está aplicada á força, mantendo-se o corpo não acelerado.

O mesmo, aplica a ideia de que, quando um corpo sob a ação de várias forças tem aceleração nula, a soma vetorial de todas as forças que atuam no corpo também é nula.

Neste experimento, busca-se verificar essa condição, através da decomposição das forças atuantes em um corpo, que consiste na soma das forças em x, e soma das forças em y, ambas com incertezas nas forças e nos ângulos.

SEGUNDA OPÇÃO

Segundo a Física, o estudo de equilíbrio estático tem sua importância em analisar corpos cujos centros de massa não se deslocam e não estão girando. Existe algumas condições para chegar-se a um equilíbrio estático, onde o objeto não possui qualquer tipo de movimento; estas são:

- O vetor soma de todas as forças externas aplicadas ao corpo deve ser nulo,

[pic 1]

Quando tal condição é satisfeita, é dito que o corpo está em equilíbrio de translação.

- O somatório de torques deve ser nulo,

[pic 2]

Quando a condição mencionada é satisfeita, é dito que o corpo está em equilíbrio de rotação.

Quando ambas as condições são satisfeitas, então diz-se que o corpo encontra-se em equilíbrio estático.


PARTE EXPERIMENTAL E DISCUSSÃO

PROCEDIMENTO

Antes de qualquer experimento, foi nos dada pelo Professor Arnóbio Jr. uma explicação teórica a respeito do equilíbrio de um objeto em um sistema de forças e as condições necessárias para tê-lo, bem como algumas técnicas utilizadas para realizar a medição da intensidade das forças. Outro assunto abordado foi como encontrar a intensidade de uma força desconhecida quando há equilíbrio, apenas baseando-se nas medidas das demais forças atuantes no sistema.

Para execução do experimento, utilizamos bases com suporte e roldanas, barbante, dinamômetro, conjunto de objetos de pesos diferentes e transferidor.

Cada mesa recebeu uma base com suporte e roldanas, iniciamos o procedimento escolhendo três objetos de pesos distintos que fixamos ao barbante e posicionamos no suporte recebido, como se pode observar na imagem abaixo.[pic 3]

Após isso, seguimos a instrução de equilibrar esse conjunto em suspensão. Feito isso, medimos os ângulos que chamamos de α (alfa) e β (beta), com o transferidor, e os pesos que chamamos de P1, P2 e P3, com um dinamômetro. Quando atingidos os objetivos, anotamos em uma tabela, o valor dos ângulos e das forças atuantes. Por fim, repetimos esse procedimento mais duas vezes, com outros conjuntos de pesos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (566.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com