TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  3/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 7

  1. INTRODUÇÃO

1.1 Caracterização da empresa e seu ambiente

O estágio está sendo realizado na RS Construtora e Engenharia, na construção de uma unidade unifamiliar em Timon –MA onde serão desenvolvidas atividades relacionadas a gerenciamento, levantamento de quantitativos e supervisão de serviços.

O canteiro de obras era totalmente demarcado para atividades construtivas, munido de escritório, refeitório, banheiro, almoxarifado, instalações sanitárias e vestiários.

1.2 Definição do problema e/ou oportunidade

A presença do estagiário na obra é de extrema utilidade, uma vez que o estudante está no canteiro e procura estar a par do que acontece em seu entorno, sempre atento ao que está sendo executado e principalmente as atividades que requerem uma atenção especial por parte do corpo técnico da obra.

Através da colaboração do estagiário o engenheiro/gestor de obras pode dedicar-se a outras questões de cunho mais administrativo e de gerenciamento, deixando tarefas de fiscalização para os estagiários, dando a orientação necessária a sua equipe e fazendo o posterior acompanhamento do que foi solicitado, de modo que a os envolvidos trabalham de forma coesa e alinhada.

 Ao delegar determinadas tarefas aos estagiários de sua equipe, o engenheiro tem a

certeza de que seus orientandos trabalham para entregar o que lhes é esperado, ao mesmo tempo em que se mantém informado do que acontece na obra, podendo assim focar no planejamento de atividades futuras que requerem uma maior atenção de sua

parte.

  1. OBJETIVO

2.1 Objetivo geral

Oportunizar ao estudante uma convivência com os problemas reais do exercício

profissional num confronto direto entre a teoria e a prática.

2.2 Objetivos específicos

I. Proporcionar ao estudante a vivência de situações similares às que ele encontrará como Engenharia Civil no mercado de trabalho após formado;

II. Desenvolver competências e habilidades e atitudes necessárias à aquisição de competências profissionais;

III. Propiciar, através da diversificação dos espaços educacionais, a ampliação do universo cientifico, cultural e tecnológico do estudante;

IV. Consolidar a formação de cidadãos pensantes, que busquem continuamente novos caminhos;

V. Fortalecer o papel social do trabalho acadêmico, por meio da construção do conhecimento, tornando-se, ao mesmo tempo, cientifico, politico e histórico.

  1. JUSTIFICATIVA

3.1  Oportunidade do projeto

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

3.2  Viabilidade do projeto

Observando a rotina na obra e acompanhando todas as atividades envolvidas nos processos inerentes a ela, o estagiário tem oportunidade de fazer uma correlação entre os conteúdos abordados em sala de aula e a vida prática. Obviamente, todas as disciplinas que compõe a grade curricular do curso têm um impacto e contribuem para moldar o futuro engenheiro civil que o estudante/estagiário virá a ser num futuro próximo, no entanto, algumas em específico são mais presentes na vivência diária de obras e, portanto, vem mais facilmente a cabeça quando analisadas as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio obrigatório.

Disciplinas como Construção Civil I e II forneceram uma excelente base para o entendimento de processos construtivos utilizados no cotidiano da obra em questão, como, por exemplo, no assentamento de esquadrias utilizando espuma expansiva para

fixação, em vez da tradicional argamassa de cimento e areia. Assim como o uso de materiais de origem betuminosa na impermeabilização de superfícies que posteriormente terão contato com a água e devem ter estanqueidade suficiente para impedir sua passagem.

Disciplinas como Estruturas de Concreto Armado I, II e III forneceram o conhecimento necessário para a leitura e interpretação de projetos estruturais, na obra utilizados com frequência durante a fase de concretagem de peças estruturais.

Disciplinas mais tardias no curso, como Gerenciamento de Obras, também permitem uma melhor compreensão de porquê um canteiro de obra se organiza de determinada forma e a importância de um bom planejamento do layout desse espaço. A Segurança do Trabalho é outra referência presente constantemente no dia-a-dia das atividades desenvolvias, uma vez que os ensinamentos repassados pela disciplina são necessários de forma recorrente no cotidiano de uma obra.

3.3  Importância do projeto

Entende-se que a teoria e a pratica se completam e, sendo assim, de maneira alguma poderia o acadêmico eximir-se de tal experiência. Em canteiros de obras, a presença do engenheiro é de vital importância para o bom andamento do projeto executado, atuando como um gerente, promovendo interação e facilitando o fluxo de informações e esclarecimentos necessários aos executores, visando celeridade e fidelidade ao projeto.

Obras são caracterizadas por processos muito dinâmicos e interdependentes que, como um conjunto de engrenagens, precisam trabalhar sincronizadas e harmonicamente. Ressalte-se a importância de, constantemente, promover o planejamento, o desenvolvimento, a correção e a avaliação dos processos para, assim, primar pela qualidade e satisfação do cliente, seja ele interno ou externo.

A vivência do estágio supervisionado promove, ainda mais, a conscientização do quanto o profissional da engenharia civil, em todas as suas áreas de atuação, deve atentar para sua responsabilidade e estar alinhado com as diretrizes propostas em cada projeto a ser executado.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Na execução das obras faz-se necessário a observação da NR-18, que tem sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, através do inciso I do artigo 200 da CLT. Ainda de acordo com o Art. 156 da CLT, compete especialmente às Superintendências Regionais do Trabalho, nos limites de sua jurisdição:

  1. Promover a fiscalização do cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho;
  2. Adotar as medidas que se tornem exigíveis, em virtude das disposições deste Capítulo, determinando as obras e reparos que, em qualquer local de trabalho, se façam necessárias.

Segundo a Norma Regulamentadora – NR18 que estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Consideram-se atividades da Indústria da Construção as constantes do Quadro I, Código da Atividade Específica, da NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e as atividades e serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral, de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção, inclusive manutenção de obras de urbanização e paisagismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com