TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO COMPARATIVO DE REVESTIMENTOS INTERNOS ENTRE GESSO E ARGAMASSA CIMENTÍCIA (ARTSPRAY)

Por:   •  4/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Pró-Reitoria Graduação Presencial.

Coordenação do Curso de Engenharia Civil.

Artigo apresentado como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de bacharel em Engenharia Civil, 2021/02.

ESTUDO COMPARATIVO DE REVESTIMENTOS INTERNOS ENTRE GESSO E ARGAMASSA CIMENTÍCIA (ARTSPRAY).

Anderson Passos Carozo(andersonpassos97@outlook.com);

Valdson Bomfim dos Santos(valdsonbomfim@outlook.com);

Prof. Dr. Hilton Porto (porto_h@hotmail.com)

RESUMO

O gesso corrido e a argamassa cimentícia (artspray) são dois tipos de revestimento muito utilizados na construção civil, todavia, cada um deles apresenta especificidades que devem ser levadas em conta no momento de escolha do produto que será utilizado em determinada obra. O presente artigo tem como foco justamente realizar uma análise acerca desses dois revestimentos internos utilizados em construções civis, especificamente na obra Parque Alameda da Costa, condomínio de apartamentos de médio padrão, construído pela empresa MRV, que serviu como base para a pesquisa, pois a utilização desses produtos depende do interesse técnico e econômico da obra, devido às vantagens, desvantagens e custos que eles apresentam. Assim, o artigo tem como objetivo mostrar as características de cada um desses revestimentos e a partir daí realizar um comparativo acerca do gesso corrido e da argamassa cimentícia, através da observação da produtividade, dos custos e qualidade de cada revestimento. Alguns dos aspectos analisados foram os processos de execução de cada um, os custos com mão de obra para aplicação, a quantidade utilizada de cada revestimento para uma mesma área e o descarte correto desses materiais. Dessa forma, ao longo do trabalho puderam ser avaliadas as vantagens e desvantagens dos dois tipos de revestimentos, de uma maneira geral e ao fim do estudo foi possível perceber qual dos revestimentos apresenta melhor qualidade e custo-benefício.

Palavras-chave: Revestimento. Gesso. Argamassa cimentícia. Construções civis.

ABSTRACT

Plaster and cement mortar (artspray) are two types of coating widely used in civil construction, however, each of them has specificities that must be taken into account when choosing the product to be used in a given work. The focus of this article is precisely the analysis of these two internal coatings used in civil construction, specifically in the Parque Alameda da Costa construction site, a condominium of medium standard apartments built by MRV, which served as the basis for the research. The use of these products depends on the technical and economic interests of the construction site, due to the advantages, disadvantages and costs that they present. Thus, the article aims to show the characteristics of each of these coatings and, from there, to make a comparison between gypsum plaster and cement mortar, by observing the productivity, costs and quality of each coating. Some of the aspects that were analyzed are the execution processes of each one, the correct disposal of these materials, the labor costs for application and the quantity used of each coating for the same area. In this way, the advantages and disadvantages of the two types of coating can be evaluated, in general, and at the end of the study it will be possible to see which of the coatings presents the best quality and cost benefit.

Keyword: Coating. Plaster. Cement mortar. Civil construction.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo trata-se de uma pesquisa voltada ao estudo comparativo entre o revestimento interno de gesso e o de argamassa cimentícia, na obra Parque Alameda da Costa, o qual foi construído pela empresa MRV, servindo de base para o presente estudo.

No entanto, para darmos continuidade ao trabalho, faz-se necessário de forma breve, compreendermos os impactos que as novas tecnologias têm provocado na prática da engenharia civil.

Para Pott; Eich; Rojas (2017), compreender o avanço dessas tecnologias está intimamente voltado a necessidade de aprimoramento em produtos e serviços que viabilizem a redução de custos e de tempo, com a aplicação de medidas que visem qualidade e segurança.

Podemos perceber que ao longo dos anos a construção civil tem sofrido diversas mudanças em decorrência da busca por uma maior produtividade e economia nas obras, essas transformações podem ser observadas, por exemplo, nas escolhas dos produtos para revestimentos internos que serão utilizados, onde são observados critérios como a fácil utilização e maior economia de cada produto. Diante disso, a tecnologia tem sido uma grande aliada da construção civil, apresentando novas técnicas construtivas que auxiliam nessas mudanças.

Segundo Borges (2009, p.66), “os revestimentos protegem as alvenarias contra a chuva e a umidade, e também têm efeito arquitetônico, embelezando as fachadas e ambientes que compõem uma construção”.

De acordo com Bertolini (2006), os revestimentos internos tem a função de proteção das paredes com espessura e acabamento uniforme, trazendo higiene, estética e proteção ao ambiente. 

O revestimento como o próprio nome já nos direciona, trata-se de uma camada ou cobertura que permite proteger e/ou decorar uma superfície, e está relacionada ao processo final da obra, ou seja, é o seu acabamento.

A escolha do revestimento interno, como já foi mencionado, deve ser bem criteriosa, uma vez que, vários fatores devem ser levados em consideração.

Segundo Tebaldi (2009), é de suma importância conhecer a qualidade dos materiais que serão utilizados como revestimentos nas construções. Para o autor, esse conhecimento certamente implicará numa escolha assertiva não apenas no tocante aos custos, mas sobretudo, na qualidade da obra.

Sendo assim, uma das principais motivações na elaboração desse estudo, foi justamente a compreensão acerca da importância de se fazer boas escolhas, quanto aos materiais que serão utilizados em uma obra, mas especificamente o revestimento interno, então abordaremos no nosso trabalho um estudo comparativo entre os dois tipos de revestimentos mais utilizados atualmente nas obras.

Trataremos aqui sobre os revestimentos de gesso e a argamassa cimentícia, ambos bastante utilizados em revestimentos internos.

A argamassa cimentícia ainda é bastante utilizada nos revestimentos internos das construções brasileiras, é um material formado por um ou mais aglomerantes, que pode ser de cal ou cimento, areia e água, e pode ser também, que nessa mistura seja aditado ainda alguns produtos específicos com o objetivo de aprimorar o material.

De acordo com Dubaj (2000, p. 23) “os aglomerantes mais empregados no
Brasil para o uso de argamassas de revestimento são o cimento Portland e a cal
aérea, sendo importantes, principalmente por sua composição química e finura”.
         Vale ressaltar aqui que os materiais que são necessários para a fabricação da argamassa cimentícia, são de fácil acesso no nosso território nacional, daí talvez a razão desse tipo de revestimento ainda ser bastante utilizado em algumas obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (424.1 Kb)   docx (277.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com