TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido

Por:   •  24/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

2. Almofariz

É um utensílio semelhante a um pequeno pilão, em um formato de meia esfera. utiliza-se colocando dentro o material que é moído por outra peça chamada pistilo, ou “mão do almofariz”. Disponível com medidas variadas.

É utilizado na pulverização de sólidos em pequena escala. Serve para moer pequenas quantidades de produtos ou misturar vários ingredientes. É confeccionado em vidro e porcelana de alta resistência

https://pt.wikipedia.org/wiki/Almofariz

http://www.lojaroster.com.br/materiais-laboratorio/gral-almofariz-de-porcelana-c-pistilo-cap-100ml/produto/506/6612

http://www.energia.com.br/professores/alquimistas/elvis/elvis_ma_001.pdf

3. Agarrador de madeira

 Instrumento que é semelhante a uma mola de roupa em madeira. No entanto, possui um dos braços mais comprido, para segurar-se no objeto em aquecimento a certa distância.

É utilizado para segurara tubos de ensaio durante o aquecimento diretos no bico de Bunsen evitando queimaduras. É confeccionado em madeira e metal.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe7e4AJ/equipamentos-basicos-laboratorio

http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Pin%C3%A7a

4. Balão Volumétrico

É um frasco de traço de aferição no gargalo que é longo. Os balões volumétricos tem um volume único e fixo que é descrito no próprio balão.

É utilizado para preparo de soluções de concentrações definidas, e mede volume preciso de líquidos. Existem balões cuja capacidade varia de 50 mL a 2.000 mL.

Aferição é o ato ou efeito de aferir, de comparar pesos e medidas com seus respectivos padrões.

Para uma metodologia correta é necessária uma aferição ou análise minuciosa de uma determinada produção cientifica.

http://www.fisicaquimicaweb.com/material_laboratorio.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A3o_volum%C3%A9trico

5. Bastão de Vidro

É um instrumento com o formato de vareta, pequena vara cilíndrica.

É utilizado na agitação de líquidos, homogeneização e dissolução. Auxilia na transferência de líquidos de um recipiente para outro.Disponíveis com medidas variadas, confeccionada em vidro.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe7e4AJ/equipamentos-basicos-laboratorio

6. Béquer

Recipiente “Copo”, com escala entre 50 e 4 mil mililitros. Béqueres são geralmente de formato cilíndrico com fundo chato e um bico em sua parte superior e um bico presente na borda superior, utilizado para despejar os líquidos.

É utilizado para misturar e dissolver substâncias auxilia para preparação de soluções e aquecimento de líquidos por ser resistente ao fogo. É resistente também às substâncias muito reativas. É confeccionado em vidro.

http://www.energia.com.br/professores/alquimistas/elvis/elvis_ma_001.pdf

7. Papel de Filtro

Pedaço de papel com forma circular, papel poroso, que retém as partículas sólidas, deixando passar apenas a fase líquida.

É utilizado em funis de Büchner, para filtrações por pressão reduzida

http://www.uff.br/gcm/GCM/atividades/fuly/izabel.htm

http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Papel_de_filtro

8. Pera de pipetação (pêra de sucção)

O instrumento é composto de pipeta graduada (cilíndrica ou volumétrica) e pipetador (pêra de sucção). São fabricadas em borracha e possuem três válvulas com esferas de vidro ou aço inox.

Por gerar uma pressão diferente da atmosférica, a pêra de sucção facilita a subida do líquido. Porém, para que ele seja escoado, o sistema precisa estar aberto.. São indicados para auxiliar na sucção de líquidos em pipetas, em procedimentos laboratoriais para evitar que o usuário tenha contato direto com os líquidos manuseados.

http://www.prolab.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-e-para-que-serve-uma-pera-de-succao-laboratorio-de-quimica/

9. Pipeta Graduada

Consiste em um tubo de vidro estreito graduado em mililitros, podem ter capacidade de, por exemplo, 0,5mL., 1mL, 2mL, 5mL, 10mL, 20mL, 25mL.

Apresenta graduações ao longo de sua estrutura que possibilitam a sucção de variadas quantidades de líquido, utilizada para transferir volumes pequenos e volumes variados. As pipetas graduadas de vidro podem ser reutilizáveis, podendo ser aquecidas em estufa de secagem ou de esterilização até 250°C, não provocando variação de volume.

10. Pipeta Volumétrica

As pipetas volumétricas são também conhecidas como pipetas de bulbo ou pipetas de transferência. São vidrarias graduadas em milímetros, Tubo longo e estreito. Os volumes pré-fixados podem ser, por exemplo, de 1mL, 2mL, 5mL, 10mL, 15mL, 20mL, 25mL, 50mL e 100mL, e estão indicados no equipamento como uma marca anelada na extremidade superior da pipeta

 Utilizadas para transferir volumes conhecidos de líquidos. Não são graduadas e só permitem medir um volume único de líquido.

11. Suporte para filtração gravitacional

É composto por funil, papel-filtro, e copo de béquer para reter o filtrado.

É utilizado no processo que destina-se à separação dos componentes de misturas heterogêneas sólido-líquidas.

http://www.infoescola.com/quimica/filtros/

12. Bico de Bunsen        

Um tubo de metal vertical com aproximadamente 13 cm de comprimento, que é ligado a uma base. Esta base inclui um bocal para conectar-se com uma fonte de combustível, bem como uma válvula de gás e um regulador de combustão para controlar a quantidade de ar através de pequenos buracos na base do tubo. A chama produzida pelo bico de Bunsen varia em cor (amarelo-laranja à azul)

É utilizado para aquecimento, pela queima de gás, um queimador de pequeno porte com uma chama ajustável, onde pode-se manipular a quantidade de gás e ar, também para aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro entre outros.

http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/bico-de-bunsen/

http://www2.fc.unesp.br/lvq/exp01.htm

13. Vidro de relógio

Uma peça de vidro ou plástico, côncava e circular, com a forma de um vidro de relógio de pulso.

É utilizado para pesar pequenas quantidades de substâncias, evaporar quantidades de soluções e ainda cobrir demais recipientes ou é utilizado para cristalizar substâncias.  Não resiste a aquecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com