TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fenômeno da Cavitação

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Maquinas hidráulicas

Nome: Bruno Luis Senhuk

            Bruno césar

            Bruno Colósio

            Jeferson leite

            Melquizedeque

            Rhodinei silva


O fenômeno da cavitação.

Cavitação é o nome que se dá ao fenômeno de vaporização de um liquido pela redução de pressão durante seu escoamento no interior de um equipamento (bomba ou turbina hidráulica).

A redução de pressão em um escoamento fluido provoca a vaporização de parte do fluido formando uma “bolha” de vapor no interior do fluido escoando.

Ao deixar o equipamento o fluido tem sua pressão regularizada e a “bolha” de vapor condensa liberando energia que atinge, sob forma de onda de pressão, a parede do equipamento.

A energia liberada pela condensação do vapor provoca a destruição interna do equipamento produzindo um ruído semelhante ao de gravetos secos pegando fogo, na figura a seguir são visíveis os estragos em um rotor de turbina de uma usina hidroelétrica.

[pic 1]

A cavitação pode ser evitada prevendo-se, no projeto, uma pressão do fluido, na entrada do equipamento, maior do que sua pressão de vapor na temperatura do escoamento.

O problema de cavitação provoca a destruição de equipamentos de custo bastante elevado provocando interrupção do movimento do fluido e, em caso de usinas hidroelétricas, o fornecimento de energia elétrica.

Bombas: são maquinas geratrizes, isto é, recebem trabalho mecânico e o transforma em energia hidráulica. São maquinas que realizam trabalhos sobre um fluido liquido com a finalidade de desloca-lo. 

[pic 2]

Na pratica

Em engenharia é grande a preocupação com a cavidade assim como com a abrasão das areias e demais sedimentos transportados por um fluido liquido no interior de bombas e turbinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (433.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com