TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO E ESCOPO

Por:   •  1/9/2019  •  Resenha  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Jhony Andreatta Custódio da Silva

Trabalho da disciplina: Gerenciamento de Integração e Escopo

                     Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos

Vitória

2019


Estudo de Caso: GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO E ESCOPO – CASO MEDISYS CORP

 

REFERÊNCIA:  

Don ellon. Ane e Margolis. Joshua D.

Harvard Business School -412-P003- 30 de outubro de 2009

TEXTO:

O estudo de caso em questão, aborda os problemas de uma equipe multidisciplinar com foco no desenvolvimento do produto chamado IntenCare – que se trata de um sistema de monitoramento remoto para uso em unidades de tratamento intensivo hospitalar (UTI), os principais problemas abordados são os conflitos pessoais, processuais e materiais.

MediSys Corp é uma empresa situada no Estados Unidos da América, de capital fechado e atua no ramo de equipamentos hospitalares desde 2002.Esta empresa tem se tornado ao longo do tempo bem rentável, mesmo sendo considerada uma empresa de pequeno porte. A receita anual está em torno de US$400mi, com o quadro de pessoas chegando a aproximadamente 1750 colaboradores diretos.

O projeto em questão “IntensCare” é o produto que certamente está preocupando os diretores, visto seu caráter muito ambicioso e pode ser considerado o mais ambicioso dos projetos realizados pela empresa na última década e o investimento em tal projeto é de valor elevado.

Em um overview do caso a liderança do projeto não possui uma visão sistêmica, do todo e das tarefas paralelas que seguiam concomitantemente no desenvolvimento do produto e suas interações o que colocou até a companhia em risco, o novo CEO Art Beaumont teve o entendimento e pulso para implantar uma visão inovadora e de uma nova estratégia que consistiu em objetivos claros de acelerar a produção e melhorar o rendimento nos projetos com um time experiente, todavia, isso por si só não mesmo como a implantação de “Comitê Executivo” não resultou na melhoria aguardada, pois faltou treinamento ao executantes um treinamento formal, como organizar-se adequadamente e tomar ações assertivas através de uma metodologia estruturada e experimentada como o PMBOK.

Durante o projeto ocorreram vários desafios, como atrasos no cronograma, empresas concorrentes lançando produtos similares e vários outros fatores, porém esses problemas foram superados com a mobilização da equipe e seu comprometimento aliado ao foco e eficiência.

A equipe de gestores foi fundamental para o surgimento dos problemas, bem como a resolução destes.

Análise dos gestores:

  • Jack Fogel – Líder do projeto o quando não conseguiu gerenciar os prazos, o que se tornou o ponto crítico, visto que o atraso impacta diretamente sobre os stakeholders.
  • Merz – Não soube impor liderança sobre os engenheiros e funcionários da produção em geral.
  • O´Brien – Mesmo com sua equipe reduzida, conseguiu se sair bem e atingir as metas fixadas.

Deste modo pode-se verificar que a falta da metodologia principalmente nas fases iniciais do planejamento de um projeto impacta fortemente na execução e controle do mesmo. É notório que a aplicação do PMBOK aliado a um bom gestor de projetos mitigaria a mais parte dos problemas relatados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com