TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Riscos na Industria Petrolífera

Por:   •  24/1/2019  •  Artigo  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

Gerenciamento de riscos aplicada à Segurança do Trabalho na Indústria Petrolífera

1 INTRODUÇÃO  

 

As atividades relacionadas ao ser humano, desde o início dos tempos, estão ligadas intimamente com um potencial de riscos. E, com constante frequência, elas resultaram em lesões físicas, perdas temporárias ou permanentes de capacidade para executar as tarefas e morte. Conforme a legislação brasileira, o acidente do trabalho é definido como “ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal”. Segundo ABNT, 2001, a gravidade dos acidentes de trabalho subdividem-se em com afastamento ou sem afastamento.

De acordo com o ponto prevencionista da segurança do Trabalho, toda e qualquer atividade do trabalhador em uma empresa ou indústria de qualquer setor, tem um risco específico envolvido. Na indústria petrolífera não é seria diferente, podemos dar destaque aos riscos de incêndio e de explosão que estão associados a exploração e produção (E&P) de petróleo.  

Por acreditar que o investimento na área de segurança e saúde no trabalho não traz retorno financeiro satisfatórios. O gerenciamento de risco em boa parte das empresas brasileiras ainda não apresenta uma visão de organização que englobe o gerenciamento de segurança e saúde no trabalho, com a gestão de qualidade e a gestão ambiental. Porém, OSHA (2003), fala que as lesões e os seus custos associados diminuem à medida que a organização entende que segurança deve ser vista como um investimento, e não como um custo adicional.

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um documento que estabelece a política escolhida pela empresa para criar métodos de prevenção de acidentes em instalações julgadas potencialmente perigosas.

O gerenciamento de risco é um quesito de fundamental importância na OSHSAS 18001:2007, que foi criado para evitar acidentes ou causas de acidentes durante a rotina dos colaboradores.

2.         OBJETIVO

2.1 Objetivo geral

O presente trabalho tem como objetivo o estudo do gerenciamento de riscos na indústria petrolífera. Como reduzir o número de incertezas que podem se materializar em problemas e minimizar o efeito daquelas que venham a ocorrer.

3.        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O objetivo de um sistema de gerenciamento de segurança é garantir que uma determinada organização alcance suas metas com segurança, eficientemente e sem prejudicar o meio ambiente. Um dos fatores mais importantes do processo de segurança é uma explicação de como o operador do sistema de gerencimento será capacitado para garantir que os objetivos sejam realmente alcançados com segurança (WANG, 2002). Ademais, uma meta pode ser definida como o ponto de partida para qualquer processo de gerenciamento de risco ou de análise de risco (FEKETE, 2012).

O gerenciamento de riscos pode ser definido como o processo de identificação, avaliação e priorização dos riscos. Posteriormente, faz necessária a aplicação coordenada e econômica de recursos para minimizar, monitorar e controlar a probabilidade ou o impacto de eventos indesejáveis (HUBBARD, 2009).

Com relação à segurança do trabalho, o gerenciamento de riscos visa à identificação, avaliação e o controle dos riscos ambientais e de acidente, presentes nas atividades laborais.

É de consenso na literatura que o gerenciamento de riscos é uma área com termos conflitantes, e há uma necessidade amplamente reconhecida para uma reflexão crítica de suas definições, conteúdo de núcleo, princípios e regulamentações (AVEN, 2011 apud FEKETE, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com