TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO DO TRABALHO

Por:   •  26/4/2020  •  Artigo  •  3.097 Palavras (13 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 13

O MUNDO DO TRABALHO

Felipe Oliveira da Silva

Marcelo Kaleu

Vanderson Wasem ³

Wictor Ramiro Figheiredo Marques 4

Resumo

O artigo em questão é uma síntese de aspectos do mundo do trabalho, enfatizando desde os primórdios da humanidade, abrangendo questões da revolução industrial, bem como o cenário da mulher no trabalho e a era digital do mundo do trabalho, juntamente com a agricultura 4.0 que é um conjunto de tecnologias para acelerar e melhorar o desempenho da agricultura. O poder simbólico é um poder que não pode ser visto mas tem a mesma de algo obtido com força física que só é exercido ser for reconhecido.

Palavras-chave: Agricultura 4.0. Evolução. Indústria 4.0. Poder Simbólico. Violência Simbólica.

“A violência simbólica é uma violência que se exerce com a cumplicidade tácita daqueles que a sofrem e também, frequentemente, daqueles que a exercem na medida em que uns e outros são inconsciente de a exercer ou a sofrer” (Boudieu, 1996).

Introdução

O trabalho apresentado a seguir trata de assuntos que envolvem o mundo do trabalho, citando a forma como esta atividade se modificou ao longo do tempo devido à própria evolução do homem e também da sociedade em que vive, pois o trabalho acompanha o homem desde sua existência, não como uma formalidade no início, mas como atividade necessária para sua sobrevivência. Com a evolução do homem surgem primariamente atividades agrícolas e em determinadas regiões da antiguidade o trabalho era coletivo e, em outros, em forma de escravidão. Apenas no século XVII é que o trabalho se torna em uma forma de adquirir renda, propriamente dita, oriundo da força do homem.

Abordamos também a questão da evolução do trabalho realizado pelas mulheres as quais conquistaram espaços que antes eram dominantemente ocupados por homens que diante das vistas da sociedade, eram apenas eles capazes de realizarem, pois as mulheres eram apenas serviçais em seus lares, sem participação na sociedade.

O trabalho vem sofrendo mudanças e refletirá na sociedade, porque os avanços tecnológicos estão transformando os processos de trabalho. Neste ponto abordamos questões sobre a Revolução Industrial, pois os cenários globais sofrem transformações muito rápidas, o que exige das empresas acompanhar estas mudanças, substituindo a mão de obra humana tanto de homens quanto mulheres, por máquinas e avanços tecnológicos significativos, abrangendo não só empresas em polos industriais, mas também no segmento da agricultura.

Neste contexto é que apresentamos o tema para refletirmos sobre o cenário do mundo do trabalho, que se apresenta com grandes inovações substituindo máquinas por máquinas mais modernas e os trabalhadores ativos, na contemporaneidade, com a necessidade de se adequarem às mudanças.

Referencial teórico

Desde o surgimento do homem, o trabalho acompanha a sua história, pois para a sua sobrevivência sempre foi necessária alguma tarefa. No período da pré-história surgiram as primeiras atividades agrícolas e no mundo antigo como no Egito, o trabalho era uma servidão coletiva, ou seja, as pessoas trabalhavam nas terras do faraó para sua sobrevivência, pagando por sua utilização, já na Grécia o trabalho era em forma de escravidão.

A partir do século XVII que surgiu realmente o conceito de emprego, onde a força humana era vendida por uma determinada remuneração. Segundo o site www.gazetadigital.com.br (2017), neste período começam a surgir habilidades mais específicas e também a busca dos trabalhadores por objetivos econômicos e sociais. Desse modo podemos ver que muito tempo o trabalho compõe uma condição de integração social das pessoas, pois toda a complexidade das atividades de labor que envolvem os primeiros trabalhadores com mão de obra básica, até as mais intricadas, ou ainda, sejam estas as atividades de labor realizadas em domicílios ou em grandes indústrias.

O trabalho vem a prospectar atualmente em mudanças que refletem nos processos políticos, econômicos e culturais, trazendo como resultado transformações tecnológicas severas nos processos produtivos, bem como no mercado de trabalho, pois a sociedade também está passando por transformações rápidas. Vejamos:

A sociedade em si busca constantemente por atualizações fazendo com o que já existe para o consumo de um modo geral caia na obsolescência, a população aumenta suas "necessidades” influenciada pelas "imposições" através da mídia e as empresas começam com estas demandas, onde para se manter no mercado competitivo aperfeiçoam-se em seus processos. Desta forma, novas ferramentas, equipamentos robotizados, softwares para facilitar, agilizar e reduzir custos na produção são implantados. Mas não somente pela vontade de adquirir algo novo, mas inclusive a necessidade de suprir coisas básicas como a produção de alimentos, por exemplo, que também precisa ter sua demanda mais acelerada para abranger a população menos favorecida. Por estas e outras situações que ainda poderiam ser mencionadas neste artigo é que os aprimoramentos no processos produtivos e tecnologias avançadas se fazem também necessárias. No entanto, isto tudo vem a comprometer a mão de obra humana que não estiver atualizadas com as presentes transformações. Karl Marx (1818-1883), gerou os conceitos do que é o valor do trabalho e da mercadoria, onde o trabalho se torna mais repulsivo o salario diminui.

Nas transformações no âmbito do trabalho, podemos destacar que no início das atividades laborativas na sociedade, apenas os homens é que exerciam tarefas de maior importância, no entanto, atualmente as mulheres conquistaram espaço em vários segmentos de atividades laborais, onde em outros tempos não tinham a menor chance de executarem determinadas tarefas, podendo citar como exemplos, o setor metal mecânico onde não havia mulheres trabalhando nos cargos de soldador, mecânico de máquinas e de veículos, operando máquinas de usinagem, atuando como motoristas de caminhões, piloto de aviação civil e militar, serviços estes que eram exclusivos dos homens, pois as mulheres não eram consideradas "capazes" de exercer.

As mulheres atualmente, estão presentes e desempenham com presteza não apenas as atividades acima mencionadas, como tantas outras mais, demonstrando o avanço significativo que vem ocorrendo, o que as tornou muito mais competitivas no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com