TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Mental

Por:   •  2/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 5

PRIMEIRA PERGUNTA:

        Aponte qual é o principal problema que é tratado em economia, conceitue-o e explique como esses problemas econômicos fundamentais, originam-se da escassez de recursos produtivos.


RESPOSTA:

        No texto fornecido para estudo o principal problema citado é a escassez de recursos ou fatores de produção, que está associada à necessidade ilimitada do ser humano, e acabam originando-se os chamados problemas econômicos fundamentais.

A escassez é o problema fundamental da economia, porque, dadas as necessidades humanas ilimitadas, deve-se buscar a melhor utilização dos recursos físicos escassos (fatores de produção, como terra, capital e trabalho) na tentativa de suprir tais necessidades.

SEGUNDA PERGUNTA:

        O que mostra a curva de possibilidades de produção, defina custos de oportunidade e dê um exemplo.

RESPOSTA:

        Bom no texto sugerido para estudo, mostrou de uma forma bem conceituada que a curva de possibilidades, ou CPP é um conceito teórico que indica sobre a escassez e a sua manipulação sobre todos da sociedade, forçando as escolhas ou alternativas no meio produtivo, ela também nos indica que; num contexto de dois lados sendo esquerdo e direito, se você investe no lado esquerdo, o outro lado direito terá algum tipo de deficiência. Assim se aplica aos dois lados e, portanto, é necessário saber o que vale mais, para que os fins justifiquem os meios. O custo sempre será um gasto econômico de um produtor ou prestação de serviço, toda vez que se estabelece o custo de produção é possível determinar o preço de venda ao público, e geralmente os empresários estabelecem seus preços com base na concorrência, exemplo; se um empresário comprar muitas máquinas para produção de algum tipo de produto ou produção de alimentos e não aderir a funcionários capacitados e necessários para esse volume de produção, logo ele empresário entrara em colapso e prejuízo, porém por outro lado, se esse empresário contratar mais operários e poucas máquinas, provavelmente ele produzira muito mais e consequentemente menor será o prejuízo.

TERCEIRA PERGUNTA:

        Explique do que é composto o Fluxo Circular da Renda (a interação entre o fluxo real e o fluxo financeiro). O que representa e do que é composto cada um desses fluxos?

RESPOSTA:

           O texto nos afirma que o Fluxo circular de renda é composto por empresas, mercado de bens e serviços, famílias, mercado de fatores de produção. A interação de um fluxo real com um fluxo financeiro, é que a primeira é a atividade concreta de bens, serviços e produção; a segunda é um fluxo financeiro constituído de pagamentos de salários, juros, dividendos, etc., efetuados pelo trabalho executado pelos agentes econômicos.  Maneira simples posso dizer que fluxo real representa tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir e é composto de: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas representam às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, e é composto por: produtos industrializados, empregos, etc. Com o auxílio do dinheiro, as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias, também com o auxílio do dinheiro, pagam às empresas pelos bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário. O fluxo real e o monetário fazem com que tenha uma interação entre as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos. Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.

QUARTA PERGUNTA:

        Sobre a teoria econômica, qual a divisão usual do seu estudo. Dê um exemplo comparativo entre Microeconomia e Macroeconomia.


RESPOSTA:

        Com base no texto proposto para leitura pude perceber que a economia é, geralmente, dividida em dois grandes ramos: a MICROECONOMIA, que estuda os comportamentos individuais, e a MACROECONOMIA, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. Atualmente, a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambientes, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (333.6 Kb)   docx (768.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com