TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapas Mental E Conceitual

Dissertações: Mapas Mental E Conceitual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  648 Visualizações

O mapa conceitual, assim como o mapa mental, foi criado para evidenciar as conexões entre diversos conceitos. Quando foi idealizado, tinha fins administrativos e atualmente é mais utilizado em meios acadêmicos. Já o memorização e aprendizagem.

O mapa conceitual é criado a partir de conceitos fundamentais, em caixas de texto. Seu objetivo é reduzir coerentemente as definições variadas de uma questão focal, relacionando-as através de frase de ligação indicas por setas.

Quando se parte de um assunto central, fazendo uso de um esquema de cores, imagens e códigos para registrar de forma sinteticamente inteligente e prática informações interligadas ao assunto compreendido, forma-se o mapa mental.

Qual a importância dos mapas conceituais e mentais para a formação acadêmica do aluno?

Resolver problemas, preparar-se para avaliações, fazer anotações, planejar o estudo e identificar a integração dos tópicos. Para os professores, serve para tornar claros os conceitos difíceis, arranjados em uma ordem sistemática, auxiliar os mesmos a se manterem mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles, a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes, reforçar a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos, permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações, verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos, auxiliá-los na avaliação do processo de ensino.

Bibliografia:

http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/utilizamapasconceituais.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com