TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É O MAPA MENTAL?

Por:   •  4/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        O QUE É O MAPA MENTAL?        

2.1        Mapas Mentais, Mind Maps, Mapeamento de Conceito ou Tabela de Resumo.        

2.2        As utilidades dos Mapas Mentais        

3.        FUNCIONALIDADE        

3.1 Benefícios e Vantagens        

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

Os meios de informações não param de crescer um momento sequer e, mesmo que nos esforçamos, nem sempre conseguimos absorver tudo, isto é, trazer a tona para o consciente. O homem sempre buscou um meio de processar as informações de modo que nunca as esquecesse, mas determinados meios nem sempre se valeram para preservação das mesmas, já que o nosso cérebro com o tempo, ele elimina as informações e determinados ensinamentos.

Durante muitas décadas, pesquisadores procuraram um meio eficaz do nosso cérebro reter melhor as informações, trazer a tona as mesmas do subconsciente para o consciente florescer melhor o ensinamento, a memorização e a didática do aprendizado ou das informações relevantes.

Acreditava-se que através da escrita, a as informações seriam absorvidas de forma mais fácil e precisa, absorvendo-as de forma copiosa conforme ia escrevendo e, desenvolvendo-a no papel que automaticamente iria impregnar na mente, retendo-a por tempo indeterminado. Uma metodologia que funciona muito bem, porém já não tem mais aquele efeito esperado como antigamente, pois a informação paira num determinado momento até ela desvanecer.

Variadas técnicas empregadas (listas, palavras, números, orações), valeram-se durante anos indiscutivelmente, graças aos estudos mais recentes, evidenciou-se que tal metodologia ativava apenas uma porcentagem do córtex, impelindo que a massa cinzenta tivesse a habilidade de estímulo à criatividade e a memória.

Infelizmente devido ao estresse, pressões e outras coisas das quais a vida nos proporciona no dia a dia nas questões acadêmicas, levando a derivados questionamentos e a seguinte sequencia: “Tomar nota” e “Lembrar para o futuro!”.

Graças a estas variantes pesquisas, nos levaram ao psicólogo inglês Tony Buzan e seus Mapas Mentais, que serão referidos e explanados neste trabalho.

  1. O QUE É O MAPA MENTAL?

Mapa mental ou também chamado como Mind Map em inglês é uma ferramenta que permite a memorização, organização e representação da informação no intuito de facilitar os processos de aprendizagem, administração e planejamento organizacional na forma de diagramas representados em ideias e conceitos baseados em uma ideia central. Estas ideias são interligadas por palavras ou desenhos relacionados dentro de ramos secundários que pode adicionar tanto a nós na necessidade de refletir todas as nossas reflexões relacionadas com a ideia central de maneira gráfica.

Figura 1.1 – Exemplo de Mapa Mental.

[pic 1]

Esta ferramenta mundialmente conhecida foi criada por Tony Buzan, especialista em neurologia, memória, velocidade de leitura, criatividade e inovação. Foi nomeado como um dos melhores do mundo pela revista Forbes. Foi através de 40 anos de pesquisa sobre o funcionamento neurológico que Tony dedicou sua vida para desenvolver uma técnica refinada para ajudar pessoas a pensar melhor e de forma mais criativa para atingir seu potencial absoluto. Com o livro “Use Your Head”, Tony incentivou pessoas a usar mentais como meio de melhorar a didática e a retenção de informações, sendo hoje reconhecido como um método eficaz que melhora a compreensão e a memorização de forma que organiza as ideias.

  1. Mapas Mentais, Mind Maps, Mapeamento de Conceito ou Tabela de Resumo.

Existem vários conceitos para Mapas Mentais, embora não sejam amplamente conhecidos no Brasil, alguns o definem como mapeamento de conceito e outros como tabela de resumo. Apesar das definições claras, não se pode concluir diretamente que todos sejam a mesma coisa, uma vez que Mapas Mentais ou Mind Maps são conceitos diferentes de mapeamento de conceito ou tabela de resumo, onde cada uma destas tem suas funções especificas e determinadas, não explanando diretamente sua complexidade como um todo.

Figura 1.2 – Mapa Conceitual.

[pic 2]

Enquanto o Mapa Conceitual é composto de “círculos ou caixas, conectados por linhas, que contêm palavras ou frases que representa relação entre eles.”, os mapas mentais usam a força e sua flexibilidade para expressar suas ideias valendo-se de cores padrões e a capacidade de migrar um tema central para o último detalhe. Ainda que ambos sejam muito semelhantes, o mapa conceitual representa hierarquicamente e linhas de ligações determinados conceitos e são estruturados circulares, o que difere muito do mapa mental. Alguns debatem ainda que ambos são os mesmos sem atentar-se as suas singularidades um pouco distante.

  1. As utilidades dos Mapas Mentais

A utilização dos mapas mentais ajuda a organizar as informações de uma forma mais simples e eficaz de modo que o cérebro retenha e relembre. Com isto, é possível tomar notas de livros, conferências, encontros, treinamentos, entrevistas, cursos, conversações e etc.

  • Memória: Sabido que o Mapa Mental organiza ideias conforme vão brotando espontaneamente, fica mais fácil recordar quando usamos o Mapa só vislumbrando os ícones, imagens ou palavras chave.

  • Desenvolvimento de Criatividade: Por não possuírem uma estrutura padrão linear de escrita, as ideias fluem de forma célere e se relacionam livremente desenvolvendo a capacidade de relaciona-las de maneira inédita.
  • Solução de Problemas: Assim como o Diagrama de Ishikawa, o mapa mental nos possibilita identificar todos os aspectos e como eles estão interligados, apresentando diferentes maneiras de analisar a situação problema e as possibilidades de solução de forma mais clara.
  • Planejamento: No que se trata de uma atividade, sendo pessoal ou profissional, o Mapa Mental torna-se um atalho de modo que organiza as informações mais relevantes, identificando melhor as necessidades que almejamos satisfazer, assim como os recursos que precisamos para valer-se. Usando o auxilio do Mapa Mental, pode-se planejar desde a simples estrutura de um livro, tese, um programa de vendas, a agenda do dia até as férias. Nesta circunstancia, o Mapa Mental agiria como um auxiliar e conselheiro para melhor direcionar o que está sendo planejado sempre no melhor caminho de forma direta.
  • Ferramenta de estudo: Perfeito para quem aprende melhor de uma forma visual. Ao invés de escrever as explicações do professor, capture as ideias-chave e liga-as conforme o professor se aprofunda no tema. Deste modo a concentração em ouvir  estará maior do que escrever.
  • Alinhando ideias: Por natureza, mapas mentais tem a ideologia de organizar melhor as ideias e obter uma visão panorâmica de temas gerais de forma simplificada.
  • Brainstorms(Tempestade de ideias): É de fácil compreensão o uso de mapas mentais para brainstorming, pois a partir de uma ideia central, podemos desenvolvê-la para finalmente decidir realizar o que foi desenvolvido e decidido alinhando as informações com caminhos delineados, chegando a uma conclusão e lógica.
  1. FUNCIONALIDADE

De acordo com especialistas, toda a atividade  se realiza com conexões eletroquímicas denominados sináptico mediante a conexões os neurônios comunicam-se entre si formando uma rede de armazenamento e processo de informação.

Por meio disto o cérebro associa novos conhecimentos mentais associando ao conhecimento já existente obtendo a assimilação de dados novos aos nossos esquemas prontamente estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (259.7 Kb)   docx (497.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com