TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Mental

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  1.134 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSÍTARIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

TECNOLOGIA EM MARKETING



ATPS
Logística Empresarial





Etapa 1

Organização - ARCOM S.A.

Passo 1

Nome- ARCOM S.A.

Localização- Uberlândia M.G.

Segmento de Atuação- Distribuição Atacadista.

Porte e Tamanho- Empresa de Grande Porte.

Missão- Levar aos clientes atendimento qualificado e personalizado com excelência.

Valores-Ética, Integridade e Eficiência

Produtos Comercializados – Cosméticos, Materiais de Escritórios, Materiais de Construção, Bomboniere e Produtos Exclusivos.

Desenho

O processo logístico do ARCOM se inicia com o recebimento do produto já fabricado pela impressa Nívea, após receber a mercadoria é armazenado no estoque. No estoque o produto é separado e distribuído para o Centro de Distribuição do cliente. No Centro de Distribuição o produto é lançado em rede de estoque das perfumarias. Sendo assim distribuído para cada loja da rede, e por fim vendida ao consumidor.

Passo 2

Leitura

Passo 3

Relatório:


O ARCOM S.A., uma empresa nacional de origem mineira, atua como um atacado distribuidor desde 1965. Segundo o site da companhia, o ARCOM nasceu com o objetivo principal de atender as necessidades do comercio varejista, sempre da forma mais ágil e eficiente. Hoje com uma planta de 62.000 m², garante uma perfeita integração entre a indústria e o mercado  consumidor. Por se tratar de um distribuidor atacadista, o Arcom atua em diversas áreas visando atender vários tipos de comercio como: supermercados, farmácias, perfumarias, papelarias, bombonieres, casas de material de construção e etc.  Portanto o processo logística do mesmo consiste em adquirir produtos da indústria em grande escala, para assim obter melhores preços. E fazer a distribuição com uma frota própria, agilizando assim a entrega e o fornecimento dos produtos para o comercio varejista fazer a revenda. Dentro de esse processo a empresa visa repassar o menor custo possível para os seus clientes, pois aperfeiçoa o processo logístico dentro da organização com um sistema próprio de distribuição.

Observando os passos a cima, chegamos a conclusão do nosso desenho que o produto, para chegar à mão do consumidor final, passa por um processo logístico, em que a matéria prima chega ao fabricante, vai ate a linha de produção e assim é fabricado. Após a fabricação o produto é vendido pela indústria ao ARCOM, e o mesmo vende para os seus clientes e entrega ao seu Centro de Distribuição, ou diretamente em suas lojas através de um processo próprio de logística, e seus clientes comerciantes varejistas revendem ao consumidor final.

Resumo do Artigo:

 As Vantagens competitivas do ARCOM é que ele compra em grande escala da indústria, possui uma frota própria de veículos para entrega, a logística também é própria, o que gera maior agilidade e eficiência no processo, reduz o custo com terceirizações, reduz o custo para o consumidor final, tem maior responsabilidade no transporte e com isso reduz o número de devoluções dos clientes.

Etapa 2

Passo 1


Levantar informações com os gestores.

Passo 2

1) Os gargalos, ou as dificuldades percebidas são a demora da chegada de matéria prima no fabricante quando a falta de produto, má condições das estradas, burocracia de documentação de órgãos governamentais.

2) Fator tempo e custo.

3) Afetam no custo da manutenção dos caminhões e na lucratividade.



Etapa 3


Passo 1

Leitura

Passo 2
1) Tendências de modelos de gestão: A necessidade é de um forte Upgrade e acredito que se não houver isso os sistemas de gestão terão problemas nos próximos anos.

  • Foco no negócio e em pessoas.
  • Conhecimentos amplos dos processos;
  • Processos enxutos;
  • Controle de custos;
  • Um pé no aqui/agora e outro na preparação do fututo de forma coerente e compatível;
  • Equipes de elevado desempenho e de alta performace;
  • Entorno da organização integrada a rede social, comunitária e ecológica;
  • Visão global;
  • Disponibilidade e flexibilidade.

2) Futuro da cadeia de suprimentos: A cadeia de suprimentos moderna percorreu um longo caminho desde quando os produtos chegavam ao mercado em carroças puxadas a cavalo. Mas, está longe da era dos envios no espaço cibernético. Ainda assim, em 20 anos, a cadeia de suprimentos do futuro será mais afinada, acessível, confiável, sustentável e rentável do que nunca. Precisamos então passo a passo evoluir para não ficar para trás no atual mercado.

3) Habilidades do profissional da área:
Além do conhecimento técnico em sua área de atuação, o profissional de logística deve ter algumas características adicionais para seu bom desempenho. Já se foi a época na qual o profissional ficava fechado dentro de um armazém, cuidando da captura de dados e lidando com pessoas com pouca formação. Características como: Liderança, Visão Estratégica, Visão Globalizada, Conhecimento gerencial e organizacional e Interesse Tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com