TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de gestão ambiental na area de engenharia civil

Por:   •  19/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

 Implantação de gestão ambiental na área de engenharia civil, suas vantagens e desvantagens.

A atividade industrial com maior desgaste de recursos naturais utilizados como matéria prima e ocupação de espaços é a construção civil. Esse setor que é o responsável pelo conforto e toda a parte de infraestrutura utilizada em nossas vidas, também está fortemente ligada a escassez de todo tipo de matéria prima, madeira, minérios, agua e pela destruição massiva de florestas e matas. Todos os processos envolvidos na construção de casa, prédios, escolas, hospitais e todos os tipos de obras levam a degradação e contaminação do solo e da agua, produzem também toneladas de resíduos sólidos e tóxicos todos os anos.

 Todos esses processos nem sempre estão conjuntos as boas práticas ambientais, tendo seus matérias de sobras descartados de qualquer maneira, como vemos em todos os lugares, afetando fauna, flora, as aguas, os solos, de modo geral a todos que estão inseridos naquele ambiente.

 A gestão ambiental vem de encontro a todos os problemas que podem ser causados no meio ambiente pela má administração de todos processe, desde a matéria prima utilizada até a destinação correta dos resíduos gerados dentro de uma construção. Ela busca o desenvolvimento sustentável de todas as atividades relacionadas a produção da empresa, prevenindo e colocando limitações aos danos e prejuízos que as atividades podem causar.

 Investimentos em implantações de sistemas de gestão ambiental deixaram de ser apenas custos adicionais e passaram a ser necessários, pois além da poluição estar cada vez maior os clientes exigem que as empresas sejam sustentáveis.

 A implantação de qualquer novo programa ou procedimento dentro de uma empresa acarreta em vantagens e desvantagens sobre a mesma.

 As desvantagens começam logo na implantação do programa, onde todos os processos da indústria devem ser revistos e analisados, mas para isso necessita de pessoas qualificadas, que são difíceis de se encontrar, após encontrar as falhas busca-se concerta-las ou minimiza-las, mas para operários já acostumados a fazerem sempre da mesma maneira, esta mudança provoca conflitos e confusões.

 Alguns desses processos que minimizam os impactos ambientais ainda possuem valores altos, onde pequenas empresas não disponibilizam da renda necessária para esse investimento.

  A documentação também é um agravante, pois é complexa e demorada para elaborar.

   As vantagens vão desde a imagem que a empresa consegue passar, até a diminuição de desperdícios que levam a menos gastos e a reciclagem de matérias que gera nova renda.

 Com a implantação do projeto será estudado os processos de produção e se estes são realmente necessários, evitando desperdícios. Com a reciclagem dos resíduos sólidos fazem com que eles voltem as obras com preços mais acessíveis barateando mais uma vez os custos.

 A conformidade legal previne possíveis punições como multas e paralização de atividades.

 É importante que cada empresa estude-se e busque o seu desenvolvimento sustentável com práticas, processos e tecnologias cabíveis com suas realidades, não buscando opções de outros lugares onde o clima ou desenvolvimento não seja o mesmo de sua região.

REFERENCIAS:

MOURO & MACHADO & SOARES, J., F., C., Sistema de gestão ambiental na construção civil: considerações preliminares. 2006. XII SIMPEP. Bauru-SP. Disponível em < http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/1029.pdf >. Acessado em 11 de abril de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com