TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método Borehole Test

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

BOREHOLE TEST

Palhoça/SC

2016


  1. INTRODUÇÃO

A fundação é o elemento estrutural destinado a suportar estruturas de qualquer tipo de obra de engenharia. É responsável pela estabilidade, segurança e conservação da estética. Para a escolha e dimensionamento do tipo de fundação a ser empregada em um projeto é imprescindível o conhecimento da resistência do solo, para isso são realizados ensaios, laboratoriais ou de campo, a fim de obter os parâmetros de resistência ao cisalhamento como coesão e ângulo de atrito.

Este trabalho tem por objetivo descrever o método Borehole Test, apresentar sua utilização prática e os parâmetros obtidos através da realização do ensaio.

  1. DESCRIÇÃO E METODOLOGIA
  1. DESCRIÇÃO

O uso do equipamento Borehole Shear Test para a análise in situ de parâmetros de resistência, mesmo não tão conhecido, vem sendo descoberto por vários pesquisadores e empresas devido à sua facilidade de utilização, rapidez de execução e baixa variabilidade dos resultados (LUTENEGGER e TIMUAN 1987).

O ensaio geotécnico consiste em inserir o equipamento, em um furo de sondagem pré-executado, aplicar pressão uniforme sobre a parede do furo que se expande. Deve-se causar a ruptura por cisalhamento do solo arrancando a sonda.

No Brasil, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) obteve o primeiro equipamento BST e com ele iniciou pesquisas, das quais uma foi publicada em parceria com o Laboratório de Mapeamento Geotécnico (LAMGEO).

  1. METODOLOGIA

Inicialmente é executado um furo no terreno a ser investigado, segundo Lutenegger (1987) o diâmetro do furo aceitável para a execução do ensaio deve ter de 69,9mm a 79,0mm. No caso de furos com diâmetros maiores que o diâmetro máximo, a sonda pode não ficar completamente aderida ao solo,  comprometendo o resultado dos parâmetros obtidos.

Em seguida, coloca-se a sonda cisalhante e com a ajuda de um manômetro aplica-se a tensão normal desejada.

A etapa de consolidação vem logo após, a sonda se expande e comprime o solo, deve-se esperar um tempo que pode variar entre 5 e 15 minutos. Durante esse processo é necessário baixar a base pela haste.

Terminando a consolidação, a manivela da base é girada com uma velocidade de aproximadamente 2 voltas por segundo no sentido horário, aplicando a força de cisalhamento, até que o ponteiro do manômetro indique a tensão máxima de ruptura alcançada. Essa tensão pode ser visualizada de duas formas: por uma queda repentina da tensão cisalhante marcada pelo ponteiro no manômetro, na qual a tensão máxima é a maior tensão verificada no amostrador e por uma leitura constante da tensão cisalhante. Nessa segunda forma, para assegurar que não houve falha, continua-se rotacionando a manivela por cerca de 25 voltas.

Atingindo-se a tensão cisalhante máxima, deve-se girar a manivela no sentido inverso para que alivie a tensão aplicada na haste e a tensão cisalhante volte a ser zero.

O ensaio pode ser continuado de duas maneiras. Na primeira, a sonda cisalhante se mantém no mesmo lugar, e o solo continua sob atuação da tensão normal aplicada anteriormente, ou seja, é mantida a pressão manométrica na bomba de ar. Aplica-se então, o próximo estágio de tensão normal e repete-se o ensaio já descrito.

A outra maneira é executada inicialmente liberando a pressão normal, retirando e limpando a sonda, para então inseri-la novamente no furo, em uma posição de 100 mm acima ou abaixo da altura original, ou então, mantendo a mesma posição, porém com uma rotação de 90º da primeira etapa.

Com os dados coletados é possível montar o gráfico de tensão normal por tensão cisalhante, obtendo os valores de resistência.

 


  1. EQUIPAMENTOS E UTILIZAÇÃO

O Borehole Test é um equipamento, que pode ser utilizado em obras de construção em geral, que possibilita a obtenção dos parâmetros de resistência do solo com maior rapidez e facilidade que os métodos de laboratório. Já foi usado inclusive em uma investigação geotécnica das fundações da Sunshine Skyway Bridge, em ambiente marinho raso (HANDY et al. 1985) e também de forma satisfatória em investigações de estabilidade de encostas. (HAND 1986). Ele é formado por 3 principais peças, base para arrancamento, sonda cisalhante e bomba de ar.

A base para arrancamento consiste em um sistema de medição de força hidráulica, ela é colocada na superfície do solo em cima do furo e através de hastes transfere a força de cisalhamento do furo para a sonda.

A sonda cisalhante  é a parte do equipamento que fica em contato direto com o solo. Ela é formada por um cilindro de fluido e placas de cisalhamento, necessárias para que haja aderência entre o solo e o metal, cujo tamanho e geometria dependem do tipo de solo a ser ensaiado.

No centro da sonda, acoplada com um manômetro, há uma bomba manual de ar que aplica a força normal as placas afim de transmitir a tensão normal ao solo.

[pic 2]

Figura 1 - Equipamento Borehole Shear Test

Fonte: Handy Geotechnical Instruments, Inc.


  1. PARÂMETROS OBTIDOS

O ensaio BST possibilita a obtenção do ângulo de atrito e coesão do solo ensaiado, podendo ainda fornecer histórico de tensões de cisalhamento  e deslocamento de cisalhamento.

Para a obtenção dos resultados do teste leva-se aproximadamente uma hora, o que caracteriza como vantagem em relação ao ensaio tradicional, que geralmente leva dias.

Assim como no ensaio de Cisalhamento direto, o BST segue o critério de ruptura de Mohr Coulomb.

Mohr (1900): Critério de ruptura no qual os materiais rompem quando a tensão cisalhante(τ) num plano de ruptura atinge uma determinada função dependente da tensão normal aplicada no material.

A envoltória de Mohr-Coulomb é dada pela equação:

 τ =c+σ.tgΦ

C – Coesão

Φ – Ângulo de atrito interno

Durante o ensaio são anotados os dados de tensão normal e tensão cisalhante, para posterior realização do gráfico o qual nos fornecerá os dados para obtenção dos coeficientes de resistência ao cisalhamento.


  1. CÁLCULOS A SEREM REALIZADOS

Os dados obtidos em campo devem possibilitar a construção de um gráfico de tensão cisalhante máxima versus tensão normal, que representará as envoltórias de ruptura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (253.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com