TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Oxímetro de Pulso

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.264 Palavras (26 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 26

Sumário

LISTA DE ILUSTRAÇÕES        iii

Resumo        iv

1        Introdução        6

2        RESULTADOS        8

2.1        HISTÓRICO        8

2.2        PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO        9

2.3        MODOS DE OPERAÇÃO        12

2.3.1        Modo Transmissão        13

2.3.2        Modo Reflexão        13

2.4        PROJETO DE UM OXÍMETRO DE PULSO        14

2.5        INSTALAÇÃO        16

2.6        SEGURANÇA DO PACIENTE        16

2.6.1        Imprecisão        17

2.6.2        Falha no sistema de alerta        18

2.6.3        Microeletrocução e energia aplicadas ao paciente ou ao operador        18

2.6.4        Choque Mecânicos        19

2.6.5        Problemas de alimentação        19

2.6.6        Problemas de ambiente de trabalho        19

2.6.7        Utilização incorreta        20

2.6.8        Interferência        20

2.6.9        Irritações na pele        21

2.7        ASPECTOS SOBRE A MANUTENÇÃO        21

3        CONCLUSÕES        24

ReferÊncias        25


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 - PRIMEIRO OXÍMETRO        8

Figura 2 - COEFICIENTE DE ABSORÇÃO PARA CADA TIPO DE HEMOGLOBINA        10

Figura 3 - OXÍMETRO MODO TRANSMISSÃO        13

Figura 4 - OXÍMETRO MODO REFLEXÃO        13

Figura 5 - DIAGRAMA EM BLOCOS DE UM OXÌMETRO DE PULSO        14

Figura 6 - TOMADA NEMA 5-5P        18


Resumo

Oxímetro de Pulso

Objetivo: Pesquisar e entender o funcionamento do equipamento médico oxímetro de pulso, entender suas vantagens, dificuldades e riscos assim como fazer uma revisão de seu desenvolvimento histórico e apresentar sua importância atual. Material e Método: Pesquisa científica em livros, periódicos e sites confiáveis na internet. Resultados: Foi levantado a história do equipamento desde a antiguidade até a modernidade. Foram apresentados os princípios de funcionamento do equipamento e suas características. Também foram apresentados fatores de risco do uso do aparelho e cuidados que devem ser tomados durante seu manuseio.  Conclusão: O equipamento pesquisado é considerado como uma grande inovação tecnológica que aumenta muito a precisão do monitoramento do estado fisiológico do paciente, porém se mal utilizado pode causar certos riscos ao paciente e por este motivo devem ser tomados todos os cuidados possíveis para seu correto funcionamento. Para que isto ocorra o entendimento de seus princípios de funcionamento e atenção as suas recomendações de uso é fundamental.

Descritores: Oxímetro de Pulso, Oximetria, Equipamento Médico.


1        Introdução


  1. Introdução

        O presente trabalho vem para apresentar a oxímetria de pulso, a qual é utilizada para monitorar o estado fisiológico de um paciente de maneira não invasiva. O aparelho de oxímetro de pulso costuma ser encontrado em ambientes hospitalares para monitorar de forma contínua a saturação funcional de oxigênio do sangue arterial (SpO2) e também a frequência cardíaca de pacientes neonatais, pediátricos e adultos.

        É considerado um equipamento de uso padrão em unidades de terapia intensiva, centros cirúrgicos, em procedimentos com anestesia, em áreas de recuperação, unidades de queimados, unidades de cateterismo cardíaco, ambulâncias, entre outros ambientes podendo detectar problemas como cianose, taquicardia ou bradicardia.

        O oxigênio que vai para o corpo humano é carregado em sua maior parte pelas hemácias, 97% do oxigênio vem das hemácias, o restante vem do plasma, então o que se mede é a parte carregada pelas hemácias. Mede-se a porcentagem de moléculas que contém hemoglobina (HbO2) em relação as que não contém hemoglobina (Hb).

        Geralmente tem um sensor com um cabo ligado a um console, podendo ser portátil, manual ou até um módulo de um equipamento maior, por exemplo um monitor anestésico e fisiológico, existem também sensor e oxímetro montados numa mesma peça. O sensor é na maioria das vezes acoplado em extremidades do corpo, em geral no dedo, no caso de recém nascidos, no pé. Existem modelos para regiões como testa ou peito, podendo o sensor ser descartável ou reutilizável, sendo que os reutilizáveis são mais comuns, entretanto possuem maior risco de infecções.

A maioria conta com alarmes sonoros ou visuais, onde em geral são ativados quando o nível de oxigenação passa pelos níveis definidos pelo operador. A maioria também mostra a frequência cardíaca do paciente, além de apresentar resultado em barras e curvas pletismogáficas. Contam com modulo de bateria, e apresentam capacidade de detectar erros como bateria fraca, sinal fraco e condições do sensor e do cabo. Em aeronaves, o oxímetro pode ser utilizado pelos pilotos para indicar um estado de despressurização, ou em qualquer outra situação em que alguém necessite de uma oxigenação suplementar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (362.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com