TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAVIMENTO RÍGIDO

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.562 Palavras (15 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - ICET

JEANE ALVES SERRA RA:T424CB-3  Turma: EC9P07

ENGENHARIA CIVIL INTEGRADA

CIMENTO PORTLAND E PAVIMENTO RÍGIDO

São Paulo, Março de 2017

Sumário

CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND E PAVIMENTO RÍGIDO        4

INTRODUÇÃO        4

HISTÓRICO        4

DEFINIÇÃO        4

PAVIMENTO RIGIDO        5

DEFINIÇÃO        5

CARACTERISTICAS        7

TECNOLOGIA        9

PATOLOGIAS        9

Tipos de Patologias        10

MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS        16

TIPOS DE MANUNTEÇÃO        16

BIBLIOGRAFIA        18


FIGURA 1- PAVIMENTO RÍGIDO        6

FIGURA 2 - ESPESSURA        7

FIGURA 3- JUNTAS LONGITUDINAIS E TRANSVERSAIS        8

FIGURA 4 – FISSURA        11

FIGURA 5 - FISSURA DE CANTO        11

FIGURA 6 - PLACA DIVIDIDA        12

FIGURA 7 - ESCALONAMENTO OU DEGRA NA JUNTA        12

FIGURA 8 - ESBORCINAMENTO OU QUEBRA DE CANTO        14

FIGURA 9 - ESBORCINAMENTO DE JUNTA        14

FIGURA 10 - PLACA BAILARINA        15


CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND E PAVIMENTO RÍGIDO

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho vamos demonstrar a ligação do cimento Portland ao pavimento rígido, iniciando com um breve histórico do cimento Portland e sua definição, após essa breve explanação sobre o cimento daremos inicio ao pavimento rígido, falaremos de sua definição, características, tecnologias, patologias e manutenção.

HISTÓRICO

        O concreto é um dos materiais de construção mais antigos que a humanidade conhece depois da argila, da pedra e da madeira. Os romanos produziam um tipo de concreto com cinza vulcânica (pozolona natural) e cal que permitia a moldagem e a soldagem de peças formadas por grandes blocos de pedra. Mas foi apenas a partir de 1824 com o advento do cimento portland que o cimento assumiu um lugar de destaque dentre os materiais de construção, graças a sua característica de moldagem das mais diversas formas arquitetônicas.

DEFINIÇÃO

        O cimento Portland é um composto de clinquer e de adições finamente moídas, como escórias e materiais pozolânicos, que são adicionados ao clinquer na fase de moagem e que podem variar de um tipo de cimento para outro, sendo elas um dos fatores que definem os tipos diferentes de cimentos.

        O concreto de cimento Portland é um material resultante da mistura de aglomerante (cimento Portland), com agregados graúdos, agregados miúdos, aditivos e água.

        A mistura da água com o aglomerante inicia um processo chamado de hidratação, onde os materiais formam uma pasta e aderem-se as partículas dos agregados, nas primeiras horas é possível moldá-lo, horas depois endurece e após o período de cura ganha resistência mecânica, tendo característica similar a uma rocha.

        Para a obtenção de um concreto de boa qualidade é necessário a boa execução na dosagem e mistura dos materiais, no transporte até o local da obra, no lançamento (normalmente em formas) e no adensamento (eliminação dos vazios) do concreto e no processo de cura (cuidados para se evitar a perda de água nos primeiros dias de idade).

        Os materiais utilizados no concreto para pavimentos rígidos são cimento Portland, agregados graúdos, agregados miúdos, água, aditivos e materiais selantes de junta.

        Para os agregados destinados a produção de concreto de cimento portland destinado para obras de pavimentação rígida são exigidas condições especiais que diferem daquelas adotadas para concreto de edificações, pontes e outros tipos de estrutura.

        O concreto para pavimento rígido deve ter resistência à tração, menores variações volumétricas, menor suscetibilidade à fissuração e elevada durabilidade á ação do meio ambiente e a ação abrasiva do tráfego.

PAVIMENTO RIGIDO

DEFINIÇÃO

        Pavimento é a estrutura sobre um terreno de fundação que deverá resistir a ações da carga das rodas dos veículos e as ações do tempo. O pavimento é composto de várias camadas, como camada de revestimento, de base, de sub-base e de reforço de sub-leito.

        Os pavimentos se dividem em flexíveis e rígidos e se diferenciam por os materiais de que estão construídos e de como se estruturam e pela forma de que distribuem os esforços de deformações produzidas pelos veículos as capas inferiores.

        Pavimentos rígidos são pavimentos de concreto feitos para terem uma durabilidade de 30 anos com intervenções de manutenção.        Como seu custo de implantação é alto, ele é equilibrado com a baixa necessidade de manutenção.

[pic 2]

FIGURA 1- PAVIMENTO RÍGIDO

        Uma de suas características importante é a durabilidade, resistência e distribuição de carga por uma área maior.

        Com o aumento de estradas e rodovias concessionadas, sendo que as licitações tem um prazo médio de 20 anos, houve uma crescente no processo de adoção do concreto devido as suas características de durabilidade e manutenção. O pavimento rígido vem sendo utilizado também em vias urbanas, como por exemplo corredor de ônibus em Porto Alegre – RS na Av. III Perimetral, linha verde de Curitiba – PR e Rodoanel em São Paulo –SP.

        Para a execução de pavimentos de concreto, os tipos de cimentos utilizados são cimento Portland comum, cimento Portland composto, cimento Portland de alto forno e cimento Portland Pozolânico.

        Existem diversos tipos de pavimentos rígidos em função dos materiais empregados e da concepção estrutural, sendo eles:

  • de concreto simples convencional ou rolado;
  • tipo whitetopping;
  • com fibras de aço ou de proliprolileno;
  • sobre-laje em tabuleiros de obras de artes especiais;
  • com armação simples de retração;
  • estruturalmente armando, com armação dupla;
  • com peças pré-moldadas

        Em certas situações críticas, quando for necessária a liberação rápida do tráfego, deve ser estudado o emprego de concretos especiais, de resistência rápida, tipo fast-track, para permitir o trânsito de veículos após poucas horas depois da concretagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (533.4 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com