TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLUVIÔMETRO

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.899 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

PLUVIÔMETRO

Engenharia Civil

ASSIS

2017


[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

Evander Araújo Tenório RA: C614GE6

Luciano Ribeiro RA: C51428-4

Cleber Jordão da Silva RA: C4474C8

Alberto H da Silva Rachinelli RA: C46HHE4

Guilherme Costa Mota RA: C46JDC1

PLUVIÔMETRO

Engenharia Civil

Trabalho de APS apresentado a Universidade Paulista de Assis como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel (a) em Engenharia.

ASSIS

2017[pic 2]


[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

OBJETIVOS GERAIS        2

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        2

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO        3

PLUVIÔMETRO        3

MÉDIAS DE CHUVAS        5

CONSTRUÇÃO DO PLUVIÔMETRO        6

CÁLCULOS        7

CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


INTRODUÇÃO

Trabalho apresentado como único requisito para composição de nota do 5º Semestre para a disciplina denominada: Atividades Práticas Supervisionadas (APS).

Neste trabalho será apresentada a construção de um pluviômetro, equipamento destinado a medir em mililitros, a altura da água que caiu do céu em um determinado ano, dia ou mês. Serão apresentados todos os seus conceitos básicos do equipamento, método de construção, história e criação do pluviômetro e as relações dele com a disciplina de hidrologia e hidráulica, entendendo seus cálculos para que se analise com maior clareza todas as funções de um pluviômetro, além disso, serão apresentadas as leituras feitas com o pluviômetro construído neste mês de maio, além de leituras feitas nos anos passados no mesmo mês para titulo de comparação de medidas, interesse e curiosidade, sabendo todos os conceitos de um pluviômetro, você consegue compreender o quanto de quantidade de chuva cai em sua cidade com total clareza e sabendo como construir um pluviômetro caseiro, pode até instalar um em sua própria residência para uso próprio caso ache o equipamento de grande utilidade.

Neste trabalho serão descritos todos os passos necessários para a construção de um pluviômetro, orçamento necessário para a construção do pluviômetro feito como experimento para o trabalho e como utiliza-lo de maneira correta, assim realizando as medições com total precisão.


[pic 4]

OBJETIVOS GERAIS[pic 5]

O trabalho proposto tem como objetivo, introduzir o aluno na disciplina de hidrologia e hidráulica, trazendo uma visão mais ampla e pratica a respeito dos conteúdos abordados ao longo de toda a matéria, neste experimento, utilizaremos alguns conceitos vistos em sala de aula e alguns que ainda estamos vendo com o decorrer do semestre.

Objetivos específicos

Este trabalho também quer aumentar o conhecimento dos integrantes do grupo em relação ao assunto, bem como o desenvolvimento intelectual e dinâmico com atividades em equipe, fazendo com que o aluno envolvido no projeto entenda e aprenda a importância dos conceitos usados para a realização de um bom trabalho, seja ele acadêmico, ou futuramente, na fase profissional caso venha a fazer algo relacionado ao experimento.

desenvolvimento teórico

PLUVIÔMETRO

O termo pluviômetro é formado pelas palavras pluvia (de origem latina, significando chuva), e metro (de origem grega, significando instrumento para medir). Assim sendo, pluviômetro significa “medidor de chuva”, ou seja, ele é um aparelho destinado a medir em mililitros a altura da lâmina de água que caiu do céu. Muito embora não sejam encontradas informações confiáveis sobre a autoria da invenção desse instrumento, existe a informação de que no ano de 1245 efetuou-se na China, pela primeira vez, o registro de um índice pluviométrico com a utilização de pluviômetro, o que só viria a acontecer no ocidente a partir de 1639.

Quando se informa que choveu 20 mililitros (milésima parte do litro) em determinada região, isso significa dizer que lá o solo foi coberto com uma lâmina de dois centímetros, equivalente a 20 litros do líquido em cada metro quadrado do chão. Ao considerarmos essa mesma quantidade de chuva caída em um campo de futebol, cuja área aproximada é de dez mil metros quadrados, a constatação é a de que 200.000 litros de água foram despejados das nuvens naquele pedaço do terreno. E o mesmo raciocínio extrapolado para um bairro de tamanho equivalente a 50 campos de futebol, durante um dia chuvoso em que a precipitação atingiu 40 mililitros, dará a indicação de que ali caíram, durante determinado tempo, cerca de 20 milhões de litros de chuva, algo assim como se 20 mil caixas d’água de mil litros, cada uma, tivessem sido derramadas no local.

Apesar de esse aparelho medir a quantidade de chuva caída em determinado período de tempo, acompanhando sua dinâmica em cada região, ele não impede inundações nem deslizamentos. Mas por meio dele é possível orientar a realização dos trabalhos preventivos, como o da instalação de sistemas de captação e escoamento de águas pluviais, capazes de suportar a vazão da água da chuva em áreas impermeabilizadas por concreto e asfalto, ou então a indicação de áreas onde exista o risco de deslizamento em encostas, permitindo a adoção de medidas emergenciais que evitem a ocorrência de tragédias. Nesse caso, sensores de deslocamento de solo são instalados juntamente com os pluviômetros, para que os técnicos obtenham informações sobre como o terreno está se comportando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (313.9 Kb)   docx (785.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com