TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE OBTENÇÃO DO AÇO ATRAVÉS DE FORNOS ELÉTRICOS

Por:   •  15/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 7

PROCESSO DE OBTENÇÃO DO AÇO ATRAVÉS DE FORNOS ELÉTRICOS

MARABÁ/PA


LUCAS ATHAYDES FERREIRA DA SILVA

Relatório apresentado a Faculdade de Engenharia de Materiais, do Instituto de Geociências e Engenharias, sob a orientação da professora: Rudimylla Azeredo docente em Siderurgia 2;

MARABÁ/PA

Sumário

        Resumo..................................................................................................................3

Introdução        5

  1. Processo...........................................................................................................4
  1. Carregamento...................................................................................................5
  2. Início de fusão..................................................................................................5
  3. Refino e vazamento..........................................................................................7
  1. Conclusão.........................................................................................................8
  2. Referencias.......................................................................................................9

        

Resumo

Este trabalho tem como função descrever todo o processo de um forno elétrico, levando como principal o forno elétrico a arco (FEA). É feito com base em dados reais toda sua característica de produção até o próprio equipamento em si, desde sua estrutura, passando por componentes e funcionamento do mesmo para a produção de aço. É mostrado as reações e passo a passo do processo metalúrgico, vindo do alto forno, passando pelo forno panela até chegar ao processo de fundição no forno elétrico a arco e posteriormente vazado para refino e lingotamento continuo.

Palavras chave: Forno. Energia. Aço. Fabricação.

Introdução

No processo de fabricação do aço o mais tradicionalmente utilizado é os fornos com condução elétrica. Após a produção do ferro gusa no alto forno, ou do ferro esponja na redução direta, estes produtos intermediários são encaminhados para a etapa de fabricação do aço, que envolve basicamente a oxidação de grande parte do carbono, reduzido de níveis acima de 4 % para inferiores a 1 % na maioria dos casos e de impurezas como fósforo, enxofre e outras, que são eliminadas na escória, enquanto o excesso de carbono é eliminado sob a forma de gás (CO e CO2). Logo após esse refino e redução o material é mandado para os fornos de condução elétrica, já que sua temperatura ultrapassa 1600°C com facilidade e ocasionando a fundição do aço em 100%.

Os mais comuns são o forno elétrico a arco (FEA) e por indução. O mais utilizado dos dois é o FEA pelo seu custo benefício e sua grande eficiência. O forno por indução por ter uma maior dificuldade por conta da escoria, isso se dar pelo aquecimento que é menor, não é tão utilizado. O forno elétrico a arco é, sem dúvida, o instrumento mais versátil de produção de aço, e vem se tornando também, nas últimas décadas, um dos mais eficientes.        

  1. Processo

O funcionamento do forno elétrico a arco é eletricamente simples, tem-se uma fonte de energia elétrica que alimenta os eletrodos de grafite, os mesmo se encontram em uma câmara fechada, é provocado curtos-circuitos que concentram a energia suficiente para fundir a carga metálica. Enquanto o forno panela faz o refino o FEA é utilizado apenas como elemento fusor devido sua grande vantagem como: aumento da produtividade, redução de custos operacionais, e melhoria da qualidade do aço.

Para início do processo é feito o carregamento do forno com sucata. O processo tem um ciclo de operação conhecido como corridas e apresenta a seguinte etapa:

  • Carregamento: com a abóbada aberta (tampa) que fica na parte superior e é carregado com sucata e cargas metálicas, que é chamado de primeiro cesto.
  • Inicio de fusão: logo após o fechamento da abóbada é ligado o disjuntor do forno e os braços com os eletrodos tendem a descer até entrar em contato com a carga metálica e iniciando o arco voltaico.
  • Fusão: nessa etapa os eletrodos tendem a chegar a carga máxima de potência, os arcos acabam por penetrar a sucata e abrindo três perfurações, com essa perfuração acaba por ter uma separação da sucata com as paredes do forno e retirando as irradiações da própria carga a ser fundida.

Esse processo de carregamento pode acontecer por 2 ou 3 vezes por ciclo de operação, posteriormente após a fusão é feito a preparação no forno panela, preparando a carga na forma desejada para o vazamento.

  1.  Carregamento

O carregamento é feito com 2 ou 3 cestões quando se tem uma grande demanda de aço. O carregamento é feito da seguinte forma: na parte inferior (fundo) é colocado sucata de chapa leve para amortecer o impacto da sucata pesada e facilitar a rápida formação de banho, também é adicionado carburantes (coque ou restos de eletrodos). Posteriormente é colocado a sucata mais pesada abaixo do nível dos eletrodos, e em seguida a sucata media pesada com seu tamanho limitado para evitar a quebra dos eletrodos. Dos lados e em cima são colocadas sucatas leves, assim também permitindo a penetração de maçaricos dos lados e em cima evitando a radiação para a abobada devido a rápida penetração dos eletrodos.  Em alguns é utilizado no FEA 80% sucata e 20% de gusa que vem do alto forno, isso vai depender de cada indústria.

  1.  Inicio de fusão

Para início, tudo depende do tipo de corrente será utilizado no FEA, se é continua ou alternada. O que tem uma melhor eficiência seria o de corrente alternada.

O processo por corrente continua tem vantagens como menor geração de ruídos e harmônicos na rede elétrica, menos consumo de eletrodos, menor consumo de energia elétrica, e consumo de refratários um pouco menor. Mas suas desvantagens são a necessidade de eletrodo no fundo do forno o que pode gerar a quebra, a necessidade de operar com pé liquido, o custo mais elevado dos eletrodos e necessidade de maior altura de escoria espumante. Nos fornos de corrente continua é empregado um eletrodo central de grafite e uma conexão elétrica no fundo do forno. A corrente alternada é retificada através tiristores que tem importante papel no controle do forno. A corrente alternada pode ser facilmente elevada ou reduzida através de transformadores, equipamentos estáticos, de elevadíssima eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (242.1 Kb)   docx (136.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com