TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO CAMPO BOM DE BOLA - ES

Por:   •  27/10/2017  •  Artigo  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO CAMPO BOM DE BOLA - ES

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria do Estado de Esportes e Lazer (Sesport), lançou o " Projeto Campo Bom de Bola ", visando a construção de inúmeras quadras de futebol “Society”, com grama sintética, a fim de promover a inclusão social dos jovens do Estado do Espírito Santo, sobretudo os jovens de famílias de baixa renda, através do esporte mais conhecido e praticado no Brasil.

O projeto total, incluindo a "fase 1" e a "fase 2", contemplam mais de 200 quadras, atendendo não só às regiões metropolitanas, mas também as zonas rurais, em todo o estado. Devido à necessidade de construção dessas quadras de maneira segura e duradoura, optou-se por um sistema de drenagem com grande expectativa de vida útil e, que tivesse a instalação facilitada, para otimizar o tempo de construção das quadras.

Devido a esses requisitos básicos, foi definida a utilização de um Geocomposto Drenante com Filme Plástico, com a finalidade de captar e encaminhar o fluxo de água provindo do gramado sintético, e impedir esse fluxo de atingir a base da quadra, prejudicando o sistema estrutural projetado. O Governo do Espírito Santo investiu mais de R$ 40 milhões para completar as duas fases do projeto.

Devido ao elevado custo de execução das quadras e a dificuldade de encontrar recursos naturais (brita) para execução de um sistema de drenagem coeso e duradouro adotando-se o método tradicional (colchão drenante e/ou sistema drenante tipo espinha de peixe), a Sesport optou então pela utilização de um Geocomposto Drenante Sintético formado por um núcleo de "georrede" de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), termofundida em uma das faces por um Geotêxtil Nãotecido de Poliéster (PET) e na outra face por um Filme Plástico Impermeável em Polietileno (PE).

FOTO1

Exemplo de Geocomposto Drenante com a face superior composta pelo filme plástico impermeabilizante.

Fonte: arquivo da Roma Soluções em Geossintéticos;

Processo Construtivo

A execução da base das quadras foi feita com uma camada de solo local compactado, seguido de uma camada de pó de brita compactada.

O Geocomposto Drenante foi instalado em toda a superfície, com a face do Filme Plástico Impermeável voltado para baixo, atuando como um “colchão drenante” e ao mesmo tempo impedindo que o fluxo d’água atinja a camada de pó de brita e consequentemente as camadas inferiores.

FOTO2

Instalação do Geocomposto Drenante em um dos campos do “projeto bom de bola”, Espírito Santo.

Fonte: arquivo da Roma Soluções em Geossintéticos;

A instalação desse Geocomposto Drenante proporcionou muitas vantagens para a viabilidade técnica, econômica e construtiva das quadras, à

saber :- 1) Baixo custo do Geocomposto Drenante comparado aos sistemas drenantes tradicionais ; 2) Velocidade e facilidade de instalação do Geocomposto Drenante ; 3) Sensível diminuição de tempo na execução das obras ; 4) Capacidade de Vazão x Espessura do Geocomposto ;

5) Não houve necessidade de mão de obra especializada para instalação do Geocomposto ; 6) Produto muito leve e de fácil manuseio ; 7) Por se tratar de um produto sintético, sua durabilidade é muito grande ; 8) Visível melhora na uniformidade do sistema como um todo e mesmo com

todas as vantagens houve uma economia considerável no custo final do projeto ; etc...

Após a conclusão da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com