TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa Realizado no Campo de Estágio na Comunidade Terapêutica

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto de Ação

Introdução

O projeto de pesquisa realizado no campo de estágio na  Comunidade Terapêutica IDAAC MAANAIN, onde o interesse pelo tema se originou devido aos acompanhamentos e atendimentos aos familiares dos adictos. Pôde-se perceber que o uso nocivo de drogas e do alcoolismo é uma doença que afeta não somente os usuários, mas também os familiares, que devido ao não conhecimento sobre o tratamento, aos dependentes, muito se encontra mais doente que o próprio adicto, retardando assim a recuperação dos mesmos. A pesquisa tem como objetivo conhecer o papel e a importância da intervenção do profissional do assistente social nos fenômeno da co dependência e por meio dessa, analisar segundo o profissional, os desafio e as possibilidades encontrados para capitação da família acerca da dependência química.

Publico Alvo

O projeto está direcionado as famílias, não importa a faixa etária, sexo, escolaridade ou classe social com o intuito de beneficiar toda comunidade, não existe prescrição quanto ao número de participantes e o número de pessoas capacitadas na prevenção acolhimento pode aumentar de acordo com a demanda do local. Os dependentes também não são só da cidade de Assis porque a casa abrange a região.

Objetivos

O presente projeto visa apresentar a importância do papel da família na prevenção e recuperação do uso e abuso de drogas, bem como propor ações de intervenção junto a esse grupo familiar, valendo-se de profissionais capacitados que desta forma, busca-se obter a promoção de bem-estar prevenção dos riscos e danos e redução de reincidências.

Ação

Foi desenvolvido um espaço de atenção às famílias, com profissionais capacitados para prevenção do uso de drogas.

Foi desenvolvido um espaço de atenção as famílias com profissionais capacitados para reestruturação.

Através de alguma dinâmica feita.

Objetivo: Socialização busca-se diminuir o medo, as angústias e fortalecer os membros familiares. Foi promovido integração de família os mesmo conflitos e objetivos.

Finalidade

Participação de profissionais e estudantes em busca de intervenção, acolhimento, atenção, esclarecimento e prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas, gerando beneficio para casa de recuperação.

Conclusão

Pensar nos problemas relacionados ao uso de drogas é muito importante. O uso abusivo traz consigo inúmeros problemas, doenças, destruição de pessoas e família. A melhor forma de prevenção é conscientização dos malefícios, saber conhecer, prevenir e identificar situações que podem desencadear o uso abusivo de drogas.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com