TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PRODUTO

Por:   •  9/5/2021  •  Artigo  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

Matheus Cardoso Carneiro 21811EPR037

RELATÓRIO SEMANAL 01

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O sistema de produção é composto por uma união de atividades e operações envolvidas na produção de bens ou serviços que interagem entre si, cada qual com sua responsabilidade, pessoas ou processos trabalhando juntos em direção a um propósito único, produzir.

O sistema de produção enxuta é aquele que trabalha para diminuir ao máximo de desperdícios e busca a melhoria contínua. Ele é baseado no sistema Toyota, que classifica esses desperdícios, são eles: o refugo, a produção além do necessário, operações que não agregam valor ao processo, transporte, estoque, ação humana e a espera.

O sistema de produção fordista tem como principal marca a produção em massa, a padronização do produto, a capacidade de produzir mais com custos baixos. Ford implementou a linha de montagem, sendo assim, conseguiu uma fabricação mais rápida e barata. O fordismo tem como ponto negativo as condições de trabalho desgastantes, por ser maçante, para os funcionários, repetitivo, sem preocupação com a ergonomia.

APLICAÇÃO AO ESTUDO DE CASO

A Distribuidora Papaléguas, atualmente, não tem o conhecimento do sistema enxuto de produção e não prática, pois ela não produz os seus produtos. O Serviço da empresa é feito por compras e revendas para outros comerciantes, outras lojas ou clientes finais.

Basicamente, o sistema de produção enxuta se preocupa em eliminar ou minimizar atividades não agregadoras de valor ao produto final, na busca da maior qualidade e do menor custo, o que hoje, não acontece na distribuidora.

Por ser uma empresa familiar a distribuidora ainda trabalha com métodos antigos que não agregam tanto no serviço oferecido por ela, além de possuir um estoque sem controle, na base do “achismo” do dono para prever a demanda e “chutar” quantos produtos ele irá vender, não sendo feita assim, por exemplo, a eliminação de um estoque desnecessário.

Passando para a prática do sistema fordista na empresa, que não existe também, como disto anteriormente, por não produzir os seus produtos, a compra dos produtos é feita pelo conhecimento do dono com fornecedores de confiança e que já conhece à um bom tempo.

O catálogo de produtos não é padronizado, a cada compra há novas tendências ou novidades no mercado em que atua (venda de mochilas, jaquetas, moletons, calças e etc).

A empresa possui poucos funcionários, faz muitas atividades dos seus processos, como estocagem, separando as mercadorias a mão, sendo devagar e sem alta produtividade.

A distribuidora Papaléguas, é basicamente, um grande galpão, com seu interior separado com fileiras e prateleiras para armazenagem dos produtos, que costumam ser ensacados e colocados nas prateleiras.

A demanda da empresa é empurrada, por seu processo ser o ato do dono ir comprar as mercadorias em São Paulo com os fornecedores de confiança e depois sair vendendo para os outros lojistas e clientes, a partir da necessidade que surge para eles e também pelo poder de persuadir seus compradores.

Por ser uma empresa familiar, com poucos funcionários, falta uma cultura organizacional para ser seguida, pode-se dizer, que a cultura é o conhecimento do proprietário e o restante da empresa seguir seu pensamento, o que acaba afetando o rendimento da distribuidora, por ter um grande potencial pelo número de clientes que atende e se haver uma cultura diferente e implementações de sistemas e ferramentas de gestão atuais, a distribuidora tem tudo para mudar e continuar forte no mercado em que atua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com