TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DO PRODUTO

Por:   •  28/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

Seminário Interdisciplinar VI

PROJETO DO PRODUTO

Acadêmicos

Aleksander Garcia de Lima – 799678

Paulo Sergio Gangorra da Silva – 773641

Rodinei Gonçalves Acosta – 1055511

Valdinei Bonfá da Rocha –1073978

Tutor Externo

Tanila Lino Nantes

        

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso: Engenharia de Produção, turma ENG0041/3,

Trabalho de Graduação.

Maracajú – MS

21/06/2019

RESUMO

O seguinte trabalho tem como objetivo elaborar um projeto de um produto usando todo conhecimento estudado em sala de aula, aplicando os conhecimentos obtidos nas disciplinas de Projeto de Produto e Processo e Projeto de Produtos e Processos oferecido pelo curso de Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Palavras-chave: Desenvolvimento de produto.

INTRODUÇÃO

Segundo a NBR 10.006 projeto é um processo único, constitui de  um grupo de tarefas coordenadas e controladas com dadas para inicio e termino. Essas tarefas são voltadas para alcance de um objetivo conforme definição especifica.

Conforme Guia PMBOK® 5° Edição: “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.

Objetivo 1

 I – Conceitos de produto

“Produto significa a oferta de uma empresa que satisfaz a uma necessidade.”

                                (McCarthy e Perreault Jr.)

“Produto é um termo genérico que designa o que satisfaz a necessidade e o desejo do cliente, seja um bem tangível (alimento, roupa, carro), um bem intangível (serviço), ou outro meio de satisfação (pessoas, ideias, emoções, por exemplo).”

                                    (DIAS, 2003, p. 4)

 “Segundo Fillippini, Salmoso e Tessarolo (2004), o desenvolvimento de novos produtos de forma rápida transformou – se em uma prioridade em muitas organizações que se apressam par comercializar tecnologias emergente e para satisfazer as necessidades dos clientes. Assim, está claro que um PDP é essencial para que as empresas possam competir com sucesso no mercado de global. Existe um numero crescente para desenvolver melhores praticas e pra avaliar s praticas PDP das empresas lideres do setor. “

                               (LIM, SHARKEY E HEINRICHS, 2013).

“Outro conceito, difundido por Kotler (1998, p. 383), é o de que produto pode ser entendido como sendo “algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade”.

Objetivo 2

 II– Escopo do projeto

Objetivo 2: Definir escopo do projeto, garantindo que o produto será entregue conforme esperado.

Os procedimentos para o desenvolvimento dos protótipos foram de criar um escopo que representasse o conceito do produto, inicialmente foram expostos os conceitos e logo em seguida feita uma classificação dos níveis de prototipagem. Os níveis foram separados em alguns itens como: simulação em papel (estático) e simulação do escopo por computador através de programas (interativo) de prototipagem. Para construir o protótipo é preciso fazer:

Detalhamento – quantidade de detalhes que o produto suporta sendo as molas para amortecimento, o cadarço, o estilo, a textura, o tecido, formato do recorte e as cores.

Grau de funcionalidade – nessa etapa se analisa as funcionalidades, até onde são necessários os detalhes e até onde as operações estão completas.

Similaridade de interação – após passada por as duas primeiras etapas é verificada a similaridade do produto com os benefícios desejados e com o conceito do produto.

Refinamento estético - e por último é feito um refinamento estético para que o produto tenha uma aparência mais polida e nítida do que será o produto final.

Objetivo 3: Desenvolver o cronograma das tarefas. Figura 2: Desenho técnico de um eixo Fonte: . Acesso em 26/10/2016 Ou Figura 3: Guia PMBOK Fonte:. Acesso em 26/10/2016 Ou 4

Após a criação e definição do projeto, a próxima etapa a ser desenvolvida é o desenvolvimento do produto, para isso foi dividido em cinco etapas, sendo elas: desenvolvimento do protótipo, testes com o protótipo, desenvolvimento da embalagem, testes com a embalagem e Produção piloto. Para o desenvolvimento do produto fizemos a separação das etapas por stage-gates, sendo assim representado da seguinte forma:

[pic 1]

Objetivo 4: Identificar os Riscos, oportunidades e ameaças.

O gerenciamento de riscos do projeto será realizado através de monitoramento e controle dos riscos inicialmente identificados, e da incorporação de eventuais novos riscos ao processo.

A identificação, avaliação e monitoramento dos riscos, durante a execução do projeto, serão efetuados através de reuniões quinzenais entre o gerente de projetos e equipe.

Objetivo 5: Definir as premissas e restrições, bem como o custo estimado do projeto.

Premissas: Adesão de clientes ao novo produto

Restrições: Orçamento limitado; Disponibilidade de material.

Custo estimado: R$ 60,00 por item fabricado.

Objetivo 6: Documentar o gerenciamento de recursos humanos, bem como os treinamentos que serão realizados com integrantes do projeto, para garantir o bom andamento do projeto.

No gerenciamento de recursos humanos o primeiro passo é identificar e documentar as funções, responsabilidade e competências.

O treinamento inicial para equipe será uma integral para conhecer a empresa e o produto que esta sendo desenvolvido em seguida um treinamento de trabalho em equipe para melhor relacionamento entre a equipe por ultimo um treinamento voltado na produção falando em prazos a ser cumpridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (271.6 Kb)   docx (169.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com