TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  25/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE SÃO SALVADOR

ALBERTO JUNIOR

CAROLINA STEFANE

EMERSON FERREIRA

LUANA LÁZARO

GLEDSON ANTONIO FRIGERI

MATHEUS THOMAS

ESTUDO DO SOLO PARA UMA EDIFICAÇÃO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS

   SALVADOR 

2019[pic 2]

[pic 3]

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E ENGENHARIA AMBIENTAL

ALBERTO JUNIOR

CAROLINA STEFANE

EMERSON FERREIRA

LUANA LÁZARO

GLEDSON ANTONIO FRIGERI

MATHEUS THOMAS

ESTUDO DO SOLO PARA UMA EDIFICAÇÃO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS

Esse trabalho foi realizado pelas turmasdos curso de engenharia civil e ambiental, do 3º e 4º semestre da Faculdade São Salvador como requisito de avaliação do Projeto Integrador III.

Professor; Waldemário Alves de Oliveira.

SALVADOR 

2019[pic 4]


ALBERTO JUNIOR

CAROLINA STEFANE

EMERSON FERREIRA

LUANA LÁZARO

GLEDSON ANTONIO FRIGERI

MATHEUS THOMAS

ESTUDO DO SOLO PARA UMA EDIFICAÇÃO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS

COMISSÃO EXAMINADORA


Waldemario Alves

Professor orientador




Gustavo

Professor Convidado





Alexandre Santos

Professor Convidado




Salvador, 23 de novembro  de 2019.

AGRADECIMENTOS

Queremos agradecer a Deus por ter nós dado força e confiança para acreditar nos nossos sonhos e lutar por alcançar aquilo que acreditamos. Não esquecemos o papel que a Faculdade tem ao longo de todo percurso e por isso agradecemos os recursos e o apoio que sempre nos ofereceram. Aos professores e orientadores deixamos o nosso muito obrigado, reconhecemos a paciência e o esforço de todos sem exceção.Agradecemos ao mestre Waldemário Alves de Oliveira por gigantesca paciência e disponibilidade em ajudar a todo o momento. Deixamos os nossos sinceros agradecimentos.


RESUMO

Sabe-se que são inúmeras as etapas envolvidas na realização de uma obra de construção civil. Uma das primeiras etapas e das mais primordiais é o conhecimento dos tipos de solo existente em todo o perímetro envolvido. Afinal, a peculiaridade existente em cada solo é fator determinante na escolha das fundações, estruturas e o tipo de edificação a ser erguida em determinado local, ou seja, do projeto mais adequado e assim evitar problemas futuros.

Quando encontrado solo arenoso a construção requer fundações profundas com estacas, geralmente, de aço ou concreto armado, para evitar esse efeito e garantir a segurança da estrutura. Normalmente, as construções portuárias se utilizam dessas estacas preenchidas com betão para aumentar a resistência da fundação. Em solos argilosos, é altamente recomendado realizar um estudo do mesmo aplicando a geofísica para saber exatamente qual fundação utilizar. Porém, normalmente as fundações rasas são as mais utilizadas nesses tipos de solo. Caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado. Já em solos Siltosos, que é considerado um tipo “ruim” de solo onde há grande possibilidade de erosão e desagregação natural, exigindo muito mais cuidados e manutenção.

Além dos cuidados com os tipos de solo outro fator que deve ter extrema relevância são os impactos ambientais causados por tais construções.

Palavras chaves: construção, solo, impactos ambientais.


ABSTRACT

It is known that there are numerous steps involved in the completion of a construction work. One of the first and most primordial steps is the knowledge of the soil types existing throughout the perimeter involved. After all, the peculiarity that exists in each soil is a determining factor in the choice of foundations, structures and the type of building to be erected in a certain location, ie the most suitable project and thus avoiding future problems.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (257.6 Kb)   docx (341.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com